Greve
O governo do Estado do Paraná fez um apelo nesta semana para que os professores da rede estadual de ensino não entrem em greve. Segundo o governo, há um amplo esforço para atender as principais demandas do setor além da garantia dos pagamentos de salários em dia. O governador Beto Richa (PSDB), no entanto, destacou que não vai ceder a pressão por reivindicações fora da realidade financeira do estado.
Despesas
O Superior Tribunal Federal (STF) deu ganho de causa para um município do interior do estado do Rio de Janeiro que pagou décimo terceiro salário para prefeito, vice-prefeito e vereadores. A decisão abre precedente no país e já preocupa entidades organizadas e outros órgãos de fiscalização pela expressiva despesa que poderá ser criada caso a iniciativa se propague para outras cidades brasileiras.
Governo
O deputado e secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior (PSD), declarou nesta semana que poderá disputar o governo do Paraná em 2018. Ele disse que o trabalho desenvolvido na Sedu e a boa relação com os municípios têm reforçado a intenção da candidatura. Outro fator positivo é o bom número de prefeitos eleitos pelo PSD e PSC.
Campo do Tenente
O vice-prefeito de Campo do Tenente, Cleomar Komarchewski (PPS), vem cumprindo agenda diária na prefeitura. Além do atendimento à população, o vice-prefeito tem contribuído no planejamento de melhorias para a infraestrutura da cidade principalmente visando a atração de investimentos para a geração de empregos. Segundo ele, reflexo do que acontece em todo o país, a grande demanda na cidade são por postos de trabalho.
Piên I
Em Piên, se a câmara de vereadores decidir pelo afastamento do presidente Leonides Maahs (PR), quem deverá ser convocado para a vaga é o servidor público Joel Cavalheiro (PMDB). Maahs está preso após ser denunciada sua participação no assassinato do prefeito eleito Loir Dreveck. A câmara deverá decidir sobre o caso nas próximas semanas.
Piên II
E os vereadores de Piên aprovaram projeto de lei que faz alteração no formato de contribuição com o deslocamento dos estudantes universitários do município. Entre as mudanças está a formalização de uma parceria com a prefeitura de Agudos do Sul, possibilitando o compartilhamento do transporte entre estudantes de ambas as cidades.
Mandirituba
O suplente de vereador em Mandirituba, Rodrigo Rodrigues (PSDC), informou nesta semana que a prefeitura recebeu recursos na ordem de R$ 300 mil para investimento na área da saúde. O recurso é oriundo de verba federal através de emenda do deputado Hidekazu Takayama (PSC) “É um recurso importante e que vai atender setor de grande demanda no município”, disse Rodrigues.
Quitandinha
O vereador de Quitandinha, Amir Lemos (PEN), esteve reunido com a secretária municipal de Educação, Jaqueline Wojcik, para avaliar a questão da hora atividade na educação municipal, reestruturação do plano municipal de educação e possível implantação de um centro de educação infantil na comunidade do Caí. Segundo ele, há por parte da secretaria boa receptividade em relação as demandas.