Uma das prioridades da prefeita da Lapa, Leila Klenk, esteve em melhorar a estrutura de trabalho do poder público. Vários investimentos em setores prioritários, como a Saúde e a Educação, foram realizados pela prefeitura. Na última semana, mais duas unidades de saúde foram inauguradas.
As estruturas foram construídas com recursos na ordem de R$ 816 mil, angariados através do Ministério da Saúde com contrapartida da prefeitura.
No Conjunto Dib Manne, o prédio foi nomeado Unidade Básica de Saúde Doutora Maria Lúcia da Silveira. Já no Assentamento do Contestado, a homenagem foi concedida a Francisca Roberta “Chica Pelega”. “São mulheres que têm histórias fantásticas e que contribuíram de forma significativa”, destacou a prefeita Leila Klenk.
Com a conclusão das obras, cada unidade contará com área construída de 394m², em mais de 30 ambientes, como recepção, banheiros, consultórios, sala de agentes, de atividades coletivas, de vacinas, de curativos, estocagem e dispensação de medicamentos, entre outros. “Esses investimentos atendem reivindicações da população. É um legado que fica para o município, garantindo um atendimento mais amplo e humanizado aos moradores”, salientou Leila.
Homenageadas – Maria Lúcia da Silveira foi a primeira médica nascida na Lapa e a primeira médica e antropóloga do Paraná. Foi professora, perita, escritora, defensora da Saúde Pública e da Atenção Básica, desenvolvendo importantes trabalhos. Faleceu em Curitiba no dia 25 de abril de 2010.
“Chica Pelega”, ao lado de São João Maria, é uma das figuras lendárias do oeste catarinense, do período da Guerra do Contestado. Chica é reconhecida como herdeira de João Maria no que se refere aos saberes sobre as plantas medicinais e o cuidado com as pessoas. Por usar a veste para cavalgar pelos campos, acabou adquirindo a alcunha de “Chica Pelega”. Sua morte ocorreu em batalha da Guerra do Contestado, em 1914, na cidade de Taquaruçu.