sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Cartórios eleitorais preparam os equipamentos para a votação

Chefe Fernando Magalhães e a equipe do Cartório Eleitoral de Rio Negro na conferência das urnas para as eleições. Foto: Arquivo/O RegionalCom a proximidade do dia da votação, se intensifica também o trabalho dos cartórios eleitorais na preparação para o pleito municipal. Nesta semana, boa parte das equipes da Justiça Eleitoral estiveram concentradas na distribuição das urnas nos municípios que suas comarcas abrangem. A região suleste paranaense conta com 655 seções eleitorais.
A chefe de cartório Roberta de Paula, de Fazenda Rio Grande, cita que os equipamentos já foram distribuídos na quarta-feira em Mandirituba e na quinta-feira em Agudos do Sul. Hoje será a vez da sede da comarca, Fazenda Rio Grande. A instalação das urnas é feita pelos mesários no domingo pela manhã. “As equipes da Justiça Eleitoral nos municípios terão urnas de contingência, que serão utilizadas caso algum equipamento apresente falha”, enfatiza.
Assim que se encerre a votação, às 17 horas de domingo, inicia-se o processo de apuração. Como os procedimentos são eletrônicos, acredita-se que em no máximo duas horas todos os eleitos da região já estejam conhecidos.
Além dos crimes eleitorais de compra de votos e transporte de eleitores, obviamente proibidos, há outras condutas as quais os candidatos devem ficar atentos. Isto porque nestes últimos dias do período eleitoral, algumas ações antes permitidas passam a ser proibidas, de acordo com tabela nesta página.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email