quarta-feira, 17
 de 
agosto
 de 
2022

Na região, 193 mil eleitores vão às urnas neste domingo

No município de Piên serão mais de nove mil e quatrocentos eleitores que irão às urnas neste final de semana. Foto: Arquivo/O RegionalSerão realizadas neste domingo, em todo o país, as eleições municipais de 2016. No suleste paranaense, em dez municípios, 193.405 pessoas irão às urnas. Fazenda Rio Grande possui o maior colégio eleitoral da região, com 60.521 eleitores, enquanto que o menor número de votantes está em Campo do Tenente, onde são 6.169.
Serão eleitos no suleste 10 prefeitos, com 10 vice-prefeitos, e 94 vereadores. Na maioria das cidades são nove vagas na câmara, com exceção de Fazenda Rio Grande, onde são 13. Os eleitos exercerão mandato de 2017 a 2020, comandando os poderes executivo e legislativo dos municípios.
A votação terá início às 8 horas, prosseguindo até as 17 horas. Segundo o chefe dos técnicos de urna do Cartório Eleitoral da Comarca de Rio Negro, Valdir Buch, para poder exercer o direito do voto o eleitor deverá comparecer ao local de votação portando um documento oficial com foto. “O título de eleitor é importante para que a pessoa possa identificar qual a sua seção eleitoral”, salienta. Também é possível votar usando uma “cola” com os números dos candidatos. Não é permitido ao eleitor fotografar a urna durante o voto.
Alguns municípios passaram por revisão biométrica – na região são Agudos do Sul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba e Tijucas do Sul. Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) reforçou que os eleitores que não compareceram dentro do prazo estipulado para cada município e nem regularizaram a situação até o final do período regular do cadastro, encerrado no dia 4 de maio, tiveram seu título cancelado. Com isso, quem se encontrar nessa situação, não poderá votar nas eleições deste ano. A regularização do título eleitoral poderá ser feita a partir do dia 7 de novembro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email