A região suleste paranaense, mesmo que de forma tímida, registrou crescimento no ano passado no número de alunos matriculados em ensino integral nas redes municipais. Os dados são do Censo Escolar da Educação Básica, divulgado no último mês pelo Ministério da Educação.
Considerando as matrículas de 2013 na educação infantil, compreendendo creche e pré-escola, e nos anos iniciais do ensino fundamental, que são de competência municipal na região, os dez municípios somaram em 2013 um total de 5.673 alunos em educação em tempo integral. Um aumento de 5,3% em relação a 2012, quando o número havia sido de 5.387.
Na comparação proporcional com o total de matrículas da rede municipal nestas etapas, o ensino integral também registrou pequeno avanço de um ano a outro, chegando a uma representatividade de 19%. É considerada educação integral a jornada escolar com sete ou mais horas de duração diária.
A implantação do programa Mais Educação, do governo federal, é a principal responsável pelo avanço desta modalidade em alguns municípios. Um grande exemplo disso é Campo do Tenente, que passou a oferecer a educação integral no ano passado a 115 alunos da Escola Municipal Professor Gunther Urban.
Segundo a coordenadora pedagógica do programa no município, Tereza Bux, os estudantes beneficiados participam de várias atividades, como oficinas, tempo para realizar tarefas escolares, recreação e alimentação. Há orientação de estudo e leitura, atividades artísticas como dança e fanfarra e ainda um projeto de rádio na escola. “A educação integral beneficia principalmente famílias em que os pais trabalham; assim as crianças não ficam sozinhas ou na rua e ocupam seu tempo aprendendo de forma prazerosa”, relata ela.
A rede municipal de Mandirituba também tem uma significativa proporção de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental frequentando a educação integral. O Mais Educação atende alguns estudantes das escolas municipais Bom Jesus, Alice Machado, Vitor Leal e Nossa Senhora do Rocio.
Segundo Solange Cardoso, coordenadora do ensino fundamental em Mandirituba, o governo federal destina verba para a execução do programa. De acordo com o censo, outros municípios, como Contenda, Fazenda Rio Grande e Rio Negro, também possuem na rede municipal grande número de alunos das séries iniciais matriculados no sistema integral.