terça-feira, 7
 de 
maio
 de 
2024

Região suleste apresenta avanço na geração de empregos formais

Famossul de Piên/Foto:O RegionalO suleste paranaense registrou importantes avanços na geração de empregos nos últimos dois anos. Em 2012, a diferença entre admissões e desligamentos havia gerado um saldo positivo de 1,5 mil. Em 2013, este número foi superado, chegando a 1,9 mil empregos gerados no ano nos dez municípios.
Nos últimos dez anos, em nenhuma vez a região teve mais desligamentos do que admissões. O melhor comportamento é o de 2004, quando o saldo foi positivamente de 2,8 mil. Dados foram divulgados no último mês pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Individualmente, o município do suleste com melhor saldo de empregos na somatória desde 2004 é Fazenda Rio Grande, com 5 mil, seguido da Lapa, com 3,2 mil empregos a mais. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Rio Grande, Eloi Kuhn, o destaque fazendense em empregos se deve à política municipal de atração de indústrias e à profissionalização. “Deixamos de ser uma ‘cidade dormitório’ e assumimos uma vocação de industrialização”, enfatiza.
De Piên, a Famossul é uma das empresas da região com aumento no quadro funcional. Segundo José Fernando Gruber, do setor de recursos humanos, no último ano houve um crescimento de cerca de 20% no número de empregados. Segundo o gerente administrativo financeiro, Robson Marcon, neste ano a empresa pretende contratar em um ritmo ainda maior. Em Quitandinha, a empresa Eloivana, que trabalha com defumados e produtos alimentícios, ampliou o número de vagas no ano passado, saltando de 4 para 15 funcionários. Neste início de ano, as negociações não estão favoráveis, porém, a empresa está ampliando o ramo de atividade e pretende colocar nos próximos meses um abatedouro suíno em funcionamento. Para isso fará novas contratações.
Quitandinha e Lapa se destacam também no bom comportamento do emprego desde 2004, já que em nenhum ano apresentaram saldo negativo. Em se tratando especificamente do ano passado, nenhuma cidade teve saldo negativo. O melhor desempenho de 2013 também é da Fazenda, com geração de 708 postos, seguido de Tijucas do Sul, com 381.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email