quarta-feira, 1
 de 
dezembro
 de 
2021

19 alunos do Cursinho Pré-Vestibular da prefeitura de Pinhais são aprovados na UFPR

Alunos do Cursinho Pré-Vestibular da Prefeitura de Pinhais são aprovados na Universidade Federal do Paraná. Foto - Prefeitura de Pinhais

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou a lista de aprovados no vestibular 2020/2021, na última terça-feira (31), e 19 alunos do Cursinho Pré-Vestibular Mais conquistaram suas sonhadas vagas. A iniciativa da prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico, é totalmente gratuita e exclusiva para moradores de Pinhais. As aulas da Federal iniciam no dia 20 de setembro.

Segundo Márcia da Luz Corrêa Galindo, chefe da Seção de Apoio à Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, este é um excelente resultado, especialmente em um ano tão atípico como este, diante da pandemia. “Esses alunos e professores se superaram, começamos 2020 no presencial, depois fomos para o online. Foi um momento de superação e dedicação para dar conta dos conteúdos e desse momento difícil de perdas. Estamos muito felizes e orgulhosos”, declara.

Entre as aprovadas está Niniver de Oliveira Vieira, aluna do Cursinho Mais em 2018 e que também estava matriculada na atual turma, foi quando veio a notícia: “Por precaução me inscrevi esse ano novamente com minha mãe, e estávamos assistindo as aulas, aí veio o melhor resultado da minha vida, mas ainda vou continuar o cursinho pra tentar o Enem”, declara a caloura do curso de Odontologia.

Niniver é só alegria. De ontem para hoje a euforia não a deixou dormir, e ela faz questão de agradecer. “É uma equipe incrível, totalmente capacitada e dedicada. Eu sou muito grata a Pinhais, primeiramente por disponibilizar um cursinho para os jovens munícipes gratuito, coisa que ajuda muito principalmente quem não tem condições de pagar, por infelizmente não ser prioridade para a sobrevivência atual e o cursinho foi fundamental”, declara.

A UFPR é reconhecida como uma das principais instituições de ensino superior do Brasil, logo, estar na lista de aprovação traz muitos sentimentos à tona.

“Estar em uma federal sendo pobre, de escola pública, em um curso renomado como odontologia, não é uma vitória apenas minha. Sou a primeira da família (parte de mãe e pai) a entrar em uma federal, então é uma vitória de todos nós e eu espero que a nova geração, como minha irmã e meus primos, sigam esses passos”, declara a caloura.

Aprovada em Engenharia Elétrica, Clara Haldimann Schmidt Garcia também dá seu depoimento. “Só tenho a agradecer todo o apoio e ao carinho dos professores e equipe, eles foram essenciais nesse processo, e à prefeitura de Pinhais, porque acho importantíssimo esse tipo de iniciativa para alunos de baixa renda e do município em si”, disse a caloura da Federal.

Confira a lista de aprovados do Cursinho Mais:

Alessandro Silva Santos – Turismo

Bianca Luz de Oliveira – Ciências Sociais

Camila Ilinkski Machado – Ciências Sociais

Clara Haldimann Schimdt Garcia – Engenharia Elétrica

Eduardo Henrique de Oliveira Fernandes – Engenharia Mecânica

Erica Fulgêncio Pereira Novais – Arquitetura e Urbanismo

Geovanna Alberti – Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Guilherme Penna Moro – Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Gustavo Emanuel Fernandes – Engenharia Elétrica

Isabelle dos Santos Cassiano – Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Jaqueline de Siqueira Medeiros – Jornalismo

Joelinton Dorte – Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Kechilli Martins Fernandes dos Santos – Química

Luiz Henrique Barreta Francisco – Estatística

Marcelo de Assis de Souza – Educação Física

Maria Eduarda da Silva – Direito

Maria Rita Ferreira de Souza – Enfermagem

Niniver de Oliveira Vieira – Odontologia

Rafael Silva Golineli – Engenharia Civil

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email