segunda-feira, 4
 de 
julho
 de 
2022

117 candidatos disputam 50 vagas para conselheiro tutelar na região

Com importante função, conselheiros visitam centenas de famílias em Piên/Foto: Arquivo / O RegionalEleitores da região, assim como de todo o Brasil, vão às urnas neste domingo para a eleição dos conselheiros tutelares dos seus municípios. Esta é a primeira vez que o processo acontece de maneira unificada no país, já que antes cada cidade fazia a votação em datas e formatos diversos.
Cada conselho é composto por cinco membros titulares a serem eleitos no pleito, além do mesmo número de suplentes, para um mandato de quatro anos, a partir do dia 10 de janeiro de 2016. Para poder votar, basta ter mais de 16 anos e título eleitoral. O eleitor deve se dirigir até o local de votação de seu respectivo município munido de documento de identificação oficial com foto e o título.
O Ministério Público do Paraná destaca a importância da ampla participação da população na escolha. Os conselheiros são responsáveis pela fiscalização e cobrança, junto ao poder público, da implementação das políticas públicas e da melhoria das condições de atendimento às crianças e aos adolescentes.
No suleste paranaense, são ao todo 117 candidatos, disputando as 50 vagas de membros titulares – cinco em cada Conselho Tutelar. Agudos do Sul é o município com maior número de candidatos – são 21. Por outro lado, em Contenda apenas seis se candidataram às vagas.
Na região, o horário de votação será das 8 às 17 horas em maioria das cidades. A diferença está apenas em Quitandinha, onde o horário será das 9 às 16 horas. A secretária municipal de Ação Social de Campo do Tenente, Nice Quege, reforça a convocação. “O voto é facultativo, mas incentivamos toda a população a participar desta importante escolha”, destaca.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email