sábado, 4
 de 
maio
 de 
2024

Votar ou anular?

Estamos lendo e ouvindo muito a respeito do sentimento de indignação, desconfiança e desinteresse em relação à política e os políticos no Brasil. Tema que foi se acordando a partir de 2013, quando milhares de brasileiros saíram às ruas em muitas cidades do país para protestar, primeiro contra o aumento das tarifas do transporte coletivo, e depois contra a corrupção que se instalou no governo federal.
Embora os atos tenham sido no âmbito nacional e este ano tenhamos eleições municipais, é bem provável que exista uma relação do eleitor local com a crise política nacional. Diante disso, muitos especialistas da área política acreditam que teremos neste processo eleitoral o maior número de votos nulo, branco e abstenções. A pergunta que trazemos é: – deixar de votar em alguém é uma ação positiva? Anular o voto ajuda ou piora?
Na política, os cargos eletivos existem e estão a cada eleição esperando pelos seus futuros ocupantes temporários. Por A, B ou C cada cargo será devidamente ocupado. Talvez por isso, podemos considerar que escolher alguém para votar é mais positivo do que abrir mão desse nosso direito de escolha. A política é sim um espaço de muita maldade, sacanagem e desvios e sendo assim é necessário que ela seja ocupada de pessoas de bem. É impossível que entre tantos candidatos se apresentando não exista um que você possa dar uma oportunidade e gesto de confiança para mostrar diferença.
Atualmente, com o fenômeno das redes sociais, ficou mais fácil identificar e avaliar candidatos. É também uma oportunidade para cada um de nós expor nossas preferências políticas e colocar em debate a importância desse momento no futuro das nossas cidades e do país.
O voto é um instrumento importantíssimo, saber usá-lo é fundamental!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email