quarta-feira, 27
 de 
novembro
 de 
2024

Você se liga no “Novembro Azul”?

Podemos afirmar sem medo que poucos são os homens que se preocupam com o acompanhamento da sua saúde. No geral, não existe o hábito de realizar check-up, além de se alimentarem mal e grande parcela ter problemas como hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade. Paralelo a tudo isso, há outra grande preocupação, o câncer de próstata. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) são cerca de 15 mil mortes todo ano. Na tentativa de ampliar o diálogo sobre o assunto, nasceu o “Novembro Azul” – campanha nacional que estimula o diagnóstico e a prevenção.

Organizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha se espalha pelo Brasil provocando a mudança de comportamento e de hábitos da classe masculina. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da doença, mas para isso é necessário desmitificar o medo e preconceito das visitas periódicas do homem ao urologista, principalmente após os 45 anos.

Na região, muitas iniciativas propostas pelas equipes de saúde visam contribuir para a divulgação da campanha e conscientizar os homens dos cuidados com a saúde. Vale sempre lembrar que a atividade física e a ingestão alimentar equilibrada com menos proteína animal – carne vermelha – pode diminuir o surgimento da doença.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email