quarta-feira, 10
 de 
agosto
 de 
2022

Verão será quente, chuvoso e com temporais frequentes

O verão tende a ser quente, chuvoso e marcado por temporais/Foto: DivulgaçãoO verão começa oficialmente à 1h48 desta terça-feira (22) e vai até a 1h30 do dia 20 de março de 2016. Segundo a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a estação tende a ser quente, chuvosa e marcada por temporais devido à influência de El Niño, que vem forte desde a primavera. Os prognósticos demonstram que esse fenômeno permanecerá ativo até o outono.
“A tendência do comportamento da atmosfera indica que neste verão as temperaturas serão bastante elevadas e as chuvas ficarão acima da média, devendo ocorrer temporais com frequência em todas as regiões paranaenses”, informa o meteorologista Cezar Duquia. Segundo ele, a instabilidade no ambiente atmosférico, que combina temperaturas altas e chuvas, favorece a formação e o desenvolvimento de eventos severos, como tempestades e temporais. “Caso as chuvas venham a coincidir com o período de maior aquecimento, é natural que as médias das temperaturas máximas locais diminuam”, explica Duquia.
Durante a primavera, a temperatura da superfície do mar ficou bem acima da média climatológica, ultrapassando 29°C. Em 2015 as temperaturas médias extrapolaram a tendência em todas as regiões do Paraná. Até o momento, o ano mais quente no estado foi 2002, com temperatura média variando de 18,4ºC nas áreas mais frias do Sul a 22,7ºC no Oeste. A máxima absoluta foi registrada no Oeste: 40,1ºC.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) divulgou previsão de chuvas intensas no Sul do Brasil neste verão. Os valores devem ficar acima da média em 50%, na média em 30% e abaixo da média em apenas 20% da região.

Fonte: AN-PR

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email