sexta-feira, 3
 de 
dezembro
 de 
2021

Vacinação em Piên avança para pessoas a partir de 53 anos

Nesta semana, com o recebimento de novas doses da vacina, a secretaria de Saúde de Piên irá ampliar a vacinação para novos grupos. Dando continuidade na vacinação da população em geral agora será feita a vacinação para as pessoas que possuem 53 anos de idade ou mais. Também serão vacinadas as gestantes e puérperas.

A secretaria criou uma escala para a aplicação das vacinas, a fim de organizar os trabalhos e não criar aglomeração e tumulto nos pontos de vacinação. Até nesta terça-feira (22) estavam sendo imunizadas as pessoas que possuem 55 anos ou mais. A partir de quarta (23) também terão direito à vacina toda a população com idades de 53 e 54 anos. Vale lembrar que aqueles com idade de 53 até 59 anos estão aptos a receber o imunizante. Esta vacinação está acontecendo em todas as Unidades de Saúde, bastando apenas levar documento pessoal com foto, carteirinha de vacinação e a carteirinha do SUS.

Conforme programação da secretaria, a vacinação acontecerá na quarta-feira (23) de manhã em Aterrado Alto e a tarde atendendo a comunidade de Mosquito e Letreiro. Na quinta-feira (24) de manhã, em Quicé e a tarde na Campina dos Maia, Ponte Alta e Monjolinho. Ainda na quinta-feira a unidade de Trigolândia estará realizando a vacinação durante todo o dia. Na sexta de manhã a comunidade de Poço Frio e de Palmitos serão atendidas e a tarde, Campina dos Crespins e Cachoeirinha.

Nesta quarta-feira (23) também dará início a aplicação da vacina nas puérperas, que são aquelas mulheres que estão passando pelo puerpério, período pós-parto que se inicia logo após o parto e dura 45 dias. Estas mulheres devem procurar a Unidade Central de Saúde para receber a primeira dose. E na quinta serão vacinadas as mulheres com idade gestacional acima de 24 semanas, também na Unidade Central.

A coordenadora de Saúde do município, Mayara Grosskopf, faz um pedido especial para as comunidades, para que compareçam no local e horário agendado para vacinação. “Infelizmente as pessoas confirmam que irão e chega na hora não aparecem. Isso é um prejuízo enorme pois fazemos uma programação para atender com rapidez a população, e uma pessoa que confirma e não vai está tirando a vez de alguém que quer tomar a vacina”, disse Mayara. Ela explicou ainda que os frascos podem conter de 5 a 10 doses da vacina. Estes frascos após aberto possuem um prazo de validade e para não perder nenhuma dose muitas vezes a secretaria prepara uma logística a fim de utilizar todo o conteúdo do frasco. “O que acontece é que as pessoas agendam e não comparecem, isso faz com que ficamos com o frasco aberto esperando e a pessoa não vem”, disse ela. Apesar disso, Mayara garante que nenhuma dose do imunizante é desperdiçada, e mesmo com estes inconvenientes a logística é feita para aplicar todo o conteúdo do frasco.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email