sexta-feira, 25
 de 
junho
 de 
2021

Vacinação contra gripe começa segunda-feira

Nesta primeira etapa, campanha irá atender as pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde. Foto: Venilton Küchler/AENA Secretaria de Estado da Saúde inicia na próxima segunda-feira a campanha de vacinação contra a influenza de 2020, que vai até 22 de maio. Geralmente realizada em abril, a imunização foi antecipada por conta da pandemia do coronavírus. O dia D de mobilização nacional está marcado para 9 de maio.

Segundo o secretário de estado da Saúde, Beto Preto, a intenção é evitar o aumento de doenças respiratórias e a sobrecarga do sistema de saúde. “A vacina contra a gripe não diminui o risco de contágio por coronavírus, mas o principal objetivo da imunização é reduzir complicações e mortalidade decorrentes da influenza. Neste momento, facilitará a definição do diagnóstico de pacientes com suspeita de adoecimento pela Covid-19”, explica o secretário.

O primeiro grupo a receber a vacina são as pessoas com idade a partir de 60 anos e os profissionais de saúde. A segunda fase, que começa em 16 de abril, abrangerá professores, profissionais de segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais. E a terceira fase, a partir de 9 de maio, envolverá crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

A Secretaria de Saúde do Paraná informa ainda que foi prorrogada a vacinação contra o sarampo. Foi seguida orientação do Ministério da Saúde e, agora, a imunização contra esta doença será indiscriminada, para pessoas de 20 a 49 anos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email