terça-feira, 26
 de 
novembro
 de 
2024

Vacinação contra aftosa iniciará nova campanha

Em processo para encerrar a imunização, Paraná inicia uma nova campanha da vacinação. Foto: Divulgação/AdaparMais de 28 mil bovinos e búfalos de toda a região devem ser vacinados em mais uma campanha contra a febre aftosa. Nesta etapa, que acontece durante todo o mês de maio, devem ser imunizados os animais com idade de até 24 meses.

Segundo o médico veterinário da Adapar da Lapa, Weston Lemos Wendling, nesta campanha a vacina vem com uma composição diferente e a dosagem passou de 5 ml para 2 ml. “Alguns produtores pontuaram que após a vacina os animais apresentavam alguns problemas e esta alteração visa minimizar os impactos”, detalha Weston. A Adapar reforça que algumas agropecuárias da região ainda possuem estoques da vacina de 5 ml, sendo o uso deste material permitido apenas com acompanhamento dos fiscais.

Paralelamente, o Paraná segue os trabalhos para que não seja mais necessária a vacinação contra a doença, sendo que conforme definição do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) a última campanha foi prevista para maio de 2019. “Ao longo dos últimos anos foram realizadas auditorias no serviço veterinário, as quais apontaram que o estado tem condições de suspender a vacinação e buscar o status de livre sem vacinação”, relata Weston.

Para detalhar mais sobre este assunto, o governo do Estado estará promovendo fóruns regionais, visando esclarecer perspectivas sobre o fim da vacinação contra aftosa, com entidades do setor agropecuário. Em Curitiba, este evento acontecerá no próximo dia 16, às 13 horas, no auditório Mario de Mari, na Avenida Comendador Franco, nº 1341.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email