quinta-feira, 21
 de 
novembro
 de 
2024

Unidades de Conservação terão inventário de aves

Inventário das Aves também será realizado no Parque do Monge. Foto: Arquivo/Prefeitura da Lapa
Inventário das Aves também será realizado no Parque do Monge. Foto: Arquivo/Prefeitura da Lapa
Instituto Água e Terra (IAT) e o Inventário Participativo das Aves do Paraná (Ipave-PR) estarão promovendo uma nova edição de observação de aves com foco científico em Unidades de Conservação do Paraná (UCs). Na região, iniciativa será no Parque do Monge, na Lapa

Em uma ação do Instituto Água e Terra (IAT) e do Inventário Participativo das Aves do Paraná (Ipave-PR), organização não governamental especializada na avifauna, terá início nesta terça-feira (24) uma nova edição de observação de aves com foco científico em Unidades de Conservação do Paraná (UCs).

As primeiras atividades ocorrem no Parque Estadual de Campinhos, entre Cerro Azul e Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba, a partir das 6 horas. O objetivo é construir um inventário sobre essa classe de vertebrados que possa contribuir para a execução de políticas públicas específicas.

A bióloga do IAT, Nathalia Colombo, detalha sobre dinâmica do levantamento. “A proposta, nesse formato, é inédita no Paraná. Essa parceria, o que chamamos de ciência-cidadã, busca trazer as pessoas para dentro das Unidades de Conservação, para perto do meio ambiente. No final, teremos um grande livro com todas as informações possíveis sobre as aves do Paraná, o que vai nos ajudar a encaminhar projetos e propostas”, destaca.

Outras ações semelhantes aconteceram em parques de todo o Paraná até o dia 27 de setembro. No Parque Estadual do Monge, localizado na Lapa, o evento acontece no dia 26 de setembro, quinta-feira, a partir das 6 horas.

Os eventos são abertos ao público, que pode se inscrever de forma online.

O Inventário Participativo das Aves do Paraná é uma iniciativa própria de pessoas e instituições, sem finalidade comercial, com o intuito de congregar observadores e fotógrafos de natureza, reunindo-os sob esforço organizado para registrar a biodiversidade, especialmente as aves, em todo o Paraná. A primeira edição ocorreu em 2012.

Passarinhar – Outra iniciativa desenvolvida pelo IAT é o Passarinhar Paraná, vinculado ao projeto Parques Paraná e coordenado pela diretoria de Patrimônio Natural do Instituto, que busca o fomento do uso público e do turismo nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado, com foco no desenvolvimento socioeconômico e ecoturismo consciente.



 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email