quarta-feira, 29
 de 
junho
 de 
2022

Unidade do Corpo de Bombeiros celebra 10 anos de serviços em Piên

Parte da equipe que compõem a unidade do Corpo de Bombeiros de Piên. Diariamente, profissionais atendem variadas ocorrências. Foto: Arquivo/O Regional

Quartel presta uma série de atendimentos à população local e em cidades da região

Com a missão de preservar vidas e o patrimônio, o Corpo de Bombeiros de Piên celebra, neste mês de abril, 10 anos de sua instituição no município. O pontapé das atividades foi em 13 de abril de 2012, com treinamento dos primeiros agentes para compor a equipe.

A implantação do órgão pienense se deu após verificada a necessidade de dispor do serviço para o atendimento de ocorrências na própria cidade, já que antes o suporte era prestado por guarnições vizinhas, como São Bento do Sul e Fazenda Rio Grande. Hoje, a guarnição conta com um efetivo de 16 profissionais, que atuam diariamente em situações distintas.

Sargento Ademir é o comandante da unidade de Piên. Foto: Arquivo/O Regional

O sargento Ademir de Santiago, comandante da unidade, conta que, com o surgimento do quartel, o tempo de resposta aos atendimentos foi reduzido, o que foi decisivo para salvar vidas. “A presença do Corpo de Bombeiros na cidade é importantíssima, para diminuir a distância de deslocamento e o tempo de resposta ao atendermos as ocorrências. Hoje, contamos, quando necessário, com apoio de guarnições vizinhas, e também prestamos apoios aos municípios que necessitem”, diz.

Segundo Santiago, ao longo dos anos, muitos avanços possibilitaram melhorar os trabalhos prestados. “Recebemos novas viaturas e veículos, reforço no efetivo, melhora na estrutura e na sede para abrigar os serviços administrativos. É um considerável progresso, mas apesar disso, ainda encontramos dificuldades para chegar ao suporte ideal que gostaríamos de oferecer”, destaca o comandante, reforçando as principais atividades exercidas pela corporação. “São variadas ocorrências atendidas, como incêndios, acidentes de trânsito, resgates de animais, acidentes diversos, além de trabalhos educativos junto às escolas do município”, pontua.

O comandante destaca ainda que toda a equipe está à disposição para os atendimentos de urgência e emergência. “Muitas vezes, nos deslocamos para situações que não demandam de atendimento imediato e, infelizmente, podem ocorrer casos mais graves e até chegar ao local há uma demora, o que pode custar tempo de salvamento. O Corpo de Bombeiros está aqui para ajudar dentro das possibilidades, com foco, principalmente, nos casos de urgência e emergência. É um trabalho pela coletividade, pelo bem da população”, finaliza.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email