sábado, 19
 de 
junho
 de 
2021

Um terço das empresas da região tem mulheres no comando

foto-empreendedorismo feminino - amanda weber da silva da farmatotal mandiritubaO Regional traz nesta semana, em sua última edição de março, mês dedicado às mulheres, nova reportagem sobre empreendedorismo feminino, desta vez com dados sobre a participação de mulheres no quadro societário de empresas da região.

Os números foram conseguidos em levantamento da Junta Comercial do Paraná (Jucepar).

O suleste paranaense tem 35.112 empresas ativas. Destas, 11.011 contam com participação feminina no comando. Ou seja, elas estão presentes no quadro societário de 31,4% do total de registros de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) da região.

A cidade do suleste com maior participação feminina nas empresas é a Lapa, onde a representatividade delas é de 34,92%, vindo em seguida Rio Negro, com 32,83%.

Já os menores percentuais de participação feminina como sócias de empresas estão em Quitandinha, com 27,44%, e em Tijucas do Sul, com 27,96%.

Amanda Weber da Silva, proprietária da farmácia FarmaTotal de Mandirituba, relata que, como empreendedora e mulher, se sente forte e realizada. “O cenário no mundo dos negócios vem mudando bastante, valorizando e aceitando cada vez mais as mulheres”, destaca.

Segundo ela, o empreendedorismo feminino ganha cada vez mais força e ela acredita que muitos já conseguem reconhecer que a mulher é multitarefas, tem mais empatia, consegue construir relacionamentos, liderar, empreender e ser bem-sucedida.

“Em diversos segmentos somos a grande maioria, colaboradoras e gestoras, aqui na farmácia as mulheres são 90% da equipe. Ainda existem muitos desafios, como o preconceito e falta de credibilidade por parte de alguns, infelizmente muitas vezes de outras mulheres. Mas isso não me desanima, eu sou otimista, persistente e uma feminista que defende a classe com orgulho”, enfatiza Amanda.

Considerando todo o Paraná, o percentual de empresas com representantes do sexo feminino no comando é de 33,5%. Em números absolutos, as mulheres participam do quadro societário de 505.378 de um total de 1.506.089 empreendimentos ativos no estado.

“É um dado bastante positivo, que destaca a evolução da participação feminina na sociedade, com mulheres cada vez mais empreendedoras”, ressalta o presidente da Junta Comercial do Paraná, Marcos Rigoni.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email