O Tribunal Regional Eleitoral divulgou na tarde desta quarta-feira (9) que foi designada a data da eleição suplementar para o município de Agudos do Sul para os cargos de prefeito e vice-prefeito. A informação foi divulgada pela desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura em sessão da corte.
Em vídeo da 4º sessão administrativa do TRE-PR, a resolução de número 886 de 2022, que fixa a data e instruções para realização de eleição suplementar de Agudos do Sul, foi lida. A candidata que obteve maior votação ao cargo de prefeita de Agudos do Sul nas últimas eleições, Luciane Maria Teixeira, teve o registro indeferido em 1º grau, cuja decisão por fundamento foi mantida pela corte eleitoral e pelo Tribunal Superior Eleitoral. O processo transitou em julgado no dia 17 de dezembro de 2021.
A candidata não foi diplomada e o presidente da Câmara Municipal, Jessé Zoellner, assumiu o cargo no executivo. O juiz eleitoral em cumprimento da decisão determinou que fosse solicitado ao Tribunal Superior Eleitoral a designação de uma nova data para a realização de uma eleição suplementar. “Deve ser observada a atual situação da pandemia, com o aumento de casos e contaminação pela nova variante da Covid-19, com base no artigo 224, designa-se o dia 3 de abril de 2022 para a realização do pleito suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito em Agudos do Sul”, anunciou o desembargador Emanuel Coimbra de Moura.
O desembargador reforçou que deverão ser adotadas todas as medidas de prevenção ao coronavírus. Entre as mudanças, está a dispensa da identificação biométrica. Conforme o calendário proposto, na próxima segunda-feira (14), inicia-se o prazo para as convenções partidárias. A resolução foi aprovada por todos os desembargadores do TRE-PR.