Equipamento de R$ 185 mil será utilizado no Programa Patrulha Agrícola, oferecendo serviços e implementos para impulsionar a produção no campo
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Piên recebeu na última terça-feira (11) um importante reforço para as ações de apoio ao agricultores rurais, um novo trator destinado ao Programa Patrulha Agrícola. O equipamento, adquirido com recurso federal por meio de termo de compromisso firmado com o Ministério da Agricultura e Pecuária dentro do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agropecuária (PROMAQ), representa um investimento total de R$ 185 mil.
A Patrulha Agrícola oferece dois tipos de apoio aos agricultores do município. Para quem não possui maquinário próprio, há o serviço de trator com operador da secretaria, que executa o trabalho diretamente na propriedade mediante taxa simbólica. Já para aqueles que dispõem de trator, estão disponíveis, de forma gratuita, implementos como aradora, calcareadeira, debulhadeira, ensiladeira, niveladora, plantadeira e roçadeira, que podem ser retirados mediante cadastro e agendamento prévio.
“Este serviço dá oportunidade para que o pequeno produtor consiga melhorar o solo e maximizar sua produção, aumentando a sua rentabilidade”, destacou o secretário de Agricultura, Afonso Tascheck. Ele reforçou que todos os atendimentos são feitos por ordem de agendamento e organizados por comunidade, garantindo que o maior número de famílias seja contemplado.
Para ter acesso ao programa, o produtor precisa ter o Cad Pro ativo, estar em dia com a prestação de contas das notas fiscais, possuir imóvel em Piên e não ter pendências junto à secretaria. O cadastro é realizado na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na rua Reinaldo de Oliveira Mendes, número 486, Centro.
“Temos diversos programas para atender o agricultor de Piên e, com iniciativas como a Patrulha Agrícola, buscamos aumentar a produção e auxiliar na geração de renda para esta importante classe do nosso município”, finalizou Tascheck.