O estado do Paraná registrou neste ano mais de 60 mortes pela dengue, causando medo a toda a população, inclusive nos municípios da região, os quais também tiveram casos da doença. Com as temperaturas mais baixas, a transmissão da doença tem uma diminuição considerável.
Mesmo com essa tranquilidade momentânea, a Sala de Situação Municipal de Tijucas do Sul vem trabalhando na prevenção e na última semana promoveu o 1º mutirão de limpeza no cemitério Nossa Senhora das Dores e em terrenos vizinhos. “Servidores de várias secretarias e também membros da Associação de Produtos Recicláveis (Arecicla), estiveram envolvidos neste trabalho. Retiramos uma quantia considerável de entulho e material reciclável das imediações do cemitério”, relatou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Helen Aline Melo. “Os cemitérios são locais ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e por isso realizamos vistorias quinzenalmente. Como neste caso o entulho foi jogado para o lado de fora, precisamos que a população se conscientize”, ressaltou Helen.
O combate à dengue é debatido em reuniões de caráter público, sendo que o próximo encontro está agendado para o dia 28, às 14 horas, na sede do posto de saúde central. “Precisamos de um envolvimento maior da população. O verão está chegando e esta estação é ainda mais propícia para a proliferação do mosquito”, destacou Helen. “Neste ano, tivemos dois casos registrados em Tijucas, ambos de pessoas contaminadas em outras cidades. Mesmo assim vale o alerta”, salientou.
Nas próximas semanas, novos mutirões serão realizados em locais estratégicos. A população deve ajudar no combate e formalizar denúncias de locais impróprios através do telefone (41) 3629 1511 ou 3629 1523.