quinta-feira, 6
 de 
fevereiro
 de 
2025

Tijucas trabalha na prevenção de focos do mosquito da dengue

Entulho em volta do cemitério Nossa Senhora das Dores foi recolhido em uma ação realizada na última semana. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Tijucas do SulO estado do Paraná registrou neste ano mais de 60 mortes pela dengue, causando medo a toda a população, inclusive nos municípios da região, os quais também tiveram casos da doença. Com as temperaturas mais baixas, a transmissão da doença tem uma diminuição considerável.
Mesmo com essa tranquilidade momentânea, a Sala de Situação Municipal de Tijucas do Sul vem trabalhando na prevenção e na última semana promoveu o 1º mutirão de limpeza no cemitério Nossa Senhora das Dores e em terrenos vizinhos. “Servidores de várias secretarias e também membros da Associação de Produtos Recicláveis (Arecicla), estiveram envolvidos neste trabalho. Retiramos uma quantia considerável de entulho e material reciclável das imediações do cemitério”, relatou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Helen Aline Melo. “Os cemitérios são locais ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e por isso realizamos vistorias quinzenalmente. Como neste caso o entulho foi jogado para o lado de fora, precisamos que a população se conscientize”, ressaltou Helen.
O combate à dengue é debatido em reuniões de caráter público, sendo que o próximo encontro está agendado para o dia 28, às 14 horas, na sede do posto de saúde central. “Precisamos de um envolvimento maior da população. O verão está chegando e esta estação é ainda mais propícia para a proliferação do mosquito”, destacou Helen. “Neste ano, tivemos dois casos registrados em Tijucas, ambos de pessoas contaminadas em outras cidades. Mesmo assim vale o alerta”, salientou.
Nas próximas semanas, novos mutirões serão realizados em locais estratégicos. A população deve ajudar no combate e formalizar denúncias de locais impróprios através do telefone (41) 3629 1511 ou 3629 1523.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email