Com as atividades culturais suspensas por tempo indeterminado, muitos profissionais estão sem renda para suprir suas necessidades ou mesmo manter seus espaços artísticos. Para auxiliar este público, o governo federal implantou a lei Aldir Blanc, que destinará R$ 3 bilhões para realização de ações emergenciais.
Em Tijucas do Sul, a prefeitura visa dar o suporte necessário para que as pessoas ligadas a este setor possam ter acesso a este auxílio. Para tanto, a administração está criando o Cadastro Municipal de Cultura, que irá mapear os profissionais, equipes e espaços culturais existentes na cidade.
Disponível no site da prefeitura, este cadastro pode ser preenchido pelo celular e estará dividido nos segmentos profissionais, coletivos e espaços culturais. Podem se cadastrar diversos trabalhadores, como artistas, produtores e técnicos, figurinistas, costureiras, maquiadores, montadores de palco, logística, eletricistas, sonoplastas, e outros que atuam na área da produção cultural. Também estão sendo aceitos cadastros de grupos de teatro, dança, música, entre outros. Outra possibilidade é destinada para as escolas de artes, capoeira, música, casas de cultura, centros de tradição regional, museus, livrarias, estúdios, galerias de arte e artesanato.
A realização deste cadastro é um dos requisitos para que os profissionais tenham acesso ao subsídio do governo. Vale ressaltar que este procedimento não garante o benefício, o qual somente será liberado após análise da União. O preenchimento deste documento não terá prazo, no entanto, quem pretende o auxílio deve se cadastrar até o dia 28 deste mês. A pretensão da prefeitura é elaborar posteriormente um cadastro para ter um plano de ação com os agentes da cultura no município. Confira o decreto na íntegra na página 20.
O agente de cultura poderá fazer cadastros múltiplos, sendo apenas um para profissional, e cadastrar quantos coletivos e empresas for responsável. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail comunicacao@tijucasdosul.pr.gov.br ou pelo telefone 3629 1186. Quem não tiver acesso à internet, pode agendar atendimento na Sala do Empreendedor, por meio do telefone 3629 1173.