segunda-feira, 20
 de 
setembro
 de 
2021

Tijucas irá realizar Cadastro Municipal de Cultura

Diversos profissionais da área artística e cultural estão impossibilitados de trabalharem. Foto: Divulgação/Prefeitura de Tijucas do SulCom as atividades culturais suspensas por tempo indeterminado, muitos profissionais estão sem renda para suprir suas necessidades ou mesmo manter seus espaços artísticos. Para auxiliar este público, o governo federal implantou a lei Aldir Blanc, que destinará R$ 3 bilhões para realização de ações emergenciais.

Em Tijucas do Sul, a prefeitura visa dar o suporte necessário para que as pessoas ligadas a este setor possam ter acesso a este auxílio. Para tanto, a administração está criando o Cadastro Municipal de Cultura, que irá mapear os profissionais, equipes e espaços culturais existentes na cidade.

Disponível no site da prefeitura, este cadastro pode ser preenchido pelo celular e estará dividido nos segmentos profissionais, coletivos e espaços culturais. Podem se cadastrar diversos trabalhadores, como artistas, produtores e técnicos, figurinistas, costureiras, maquiadores, montadores de palco, logística, eletricistas, sonoplastas, e outros que atuam na área da produção cultural. Também estão sendo aceitos cadastros de grupos de teatro, dança, música, entre outros. Outra possibilidade é destinada para as escolas de artes, capoeira, música, casas de cultura, centros de tradição regional, museus, livrarias, estúdios, galerias de arte e artesanato.

A realização deste cadastro é um dos requisitos para que os profissionais tenham acesso ao subsídio do governo. Vale ressaltar que este procedimento não garante o benefício, o qual somente será liberado após análise da União. O preenchimento deste documento não terá prazo, no entanto, quem pretende o auxílio deve se cadastrar até o dia 28 deste mês. A pretensão da prefeitura é elaborar posteriormente um cadastro para ter um plano de ação com os agentes da cultura no município. Confira o decreto na íntegra na página 20.

O agente de cultura poderá fazer cadastros múltiplos, sendo apenas um para profissional, e cadastrar quantos coletivos e empresas for responsável. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail comunicacao@tijucasdosul.pr.gov.br ou pelo telefone 3629 1186. Quem não tiver acesso à internet, pode agendar atendimento na Sala do Empreendedor, por meio do telefone 3629 1173.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email