sábado, 28
 de 
maio
 de 
2022

Tijucas festeja padroeira nos 60 anos da Paróquia Nossa Senhora das Dores

Estrutura atual da igreja matriz passou por melhorias. Foto: DivulgaçãoUma história de devoção, doação e amor. Assim o município de Tijucas do Sul comemora os 60 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Para contar um pouco desta história, este semanário teve acesso a um estudo realizado pelos moradores.

A doação do terreno aconteceu, conforme ato lavrada em cartório, em março de 1877. A primeira capela era em pedra e madeira, sendo mais tarde demolida e construída uma nova toda de alvenaria. O estudo aponta que não se sabe a origem da imagem de Nossa Senhora das Dores, mas que na segunda igreja ela já era venerada juntamente com a imagem de São Sebastião.

Mais tarde, a comunidade foi desmembrada da Paróquia de São José dos Pinhais, sendo então criada em 1957 a Paróquia Nossa Senhora das Dores. No ano seguinte, foi constatada a necessidade de construir uma nova igreja matriz, já que a estrutura utilizada estava envelhecida e apresentava rachaduras. Em 1960 teve início a construção, em 1966 foi realizada a benção da igreja ainda inacabada. Posteriormente, foram colocados os pisos em mosaico, bancos novos, instalação de energia elétrica e a construção do salão paroquial em 1974. Já em 1975, tiveram início os trabalhos para construção da torre. Em 1987, as irmãs Franciscanas, a pedido da Arquidiocese de Curitiba, iniciaram os trabalhos de evangelização e catequese, permanecendo no município até 1999.

O estudo aponta que antes da criação da Paróquia Nossa Senhora das Dores, existiam no município outras doze capelas. Posteriormente, passou a 31, atendendo em conjunto também capelas de municípios vizinhos. Atualmente, a paróquia conta com 24 capelas, incluindo a matriz. Ao longo dos anos, 24 padres exerceram seus ministérios no município, além de outros 17 que atuaram de forma missionária. O estudo foi elaborado por Maria das Dores Camargo e teve a colaboração de moradores e de registros públicos.

Padres e párocos de Tijucas. Foto: Arquivo/O RegionalO padre Fábio Junior Meira destacou toda a história da paróquia que marca a devoção do seu povo com a mãe Maria. “Deus, na sua infinita bondade, nos ajuda a percorrer os diversos caminhos, para que o seu reino seja implantado no meio de nós. Um destes caminhos foi a implantação da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Há 60 anos nossa paróquia, em meio a alegrias e tristezas, vitórias e fracassos, vem construindo essa história de fé. Hoje, somos nós, os escolhidos de Deus, para vivermos esse tempo de bênçãos e graças, colhendo os frutos que nossos antecessores plantaram ao longo destes anos e fazendo todo o esforço para continuar a semeadura para que nossas graças sejam recebidas neste lugar sagrado. Somos sempre motivados pela força de Maria, nossa Mãe e Padroeira, que aos pés da Cruz, recebeu esta missão de Jesus de cuidar de todos nós. Pedimos a Deus que continue a nos fortalecer nesse caminho para que as próximas gerações continuem, aqui, a experimentar a força do amor de Deus”, concluiu.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email