segunda-feira, 14
 de 
junho
 de 
2021

Tijucas do Sul instala monumento de Sergius Erdelyi no centro da cidade

foto - tijucasA prefeitura de Tijucas do Sul finalizou na semana passada, a instalação do Pinhão Estilizado no centro da praça Antônio Koremann, (Praça Central). O Pinhão Estilizado, foi idealizado pelo artista plástico Sergius Erdelyi, no ano de 2010. Existem outras obras iguais a esta instaladas no município. O monumento possui dois metros de altura e representa que o município faz parte da região turística Rota do Pinhão.

Sergius nasceu em 1919, onde era a sede do Império Austro-Húngaro. Aos 34 anos, veio para o Brasil com a esposa e morou em São Paulo. Além disso, quando se aposentou aos 55 anos, decidiu morar no Paraná.

Ele produziu grande parte de seus trabalhos nos finais de semana, e um deles é conhecido: a gigante cadeira de madeira de cinco metros de altura que fica no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

O Paraná está dividido em 14 regiões turísticas, do qual 224 municípios fazem parte. Entre as regiões turísticas está a Rota do Pinhão que compreende Curitiba e Região Metropolitana.

No entorno do Pinhão Estilizado, a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente também plantou flores e a obra pode ser apreciada por todos que passam pelo local.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email