sábado, 28
 de 
maio
 de 
2022

Tijucas do Sul inaugura estátua em homenagem ao soldado Ermínio Cardoso

Familiares do militar e autoridades participaram da solenidade de inauguração do monumento. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Tijucas do Sul

Soldado tijuquense foi um dos 28 paranaenses que representaram o Estado na Segunda Guerra

Quem passa pela Praça Central de Tijucas do Sul agora se deparará com a estátua representativa do soldado da Segunda Grande Guerra Mundial, o tijuquense Ermínio Cardoso. Na última semana, durante os eventos do Dia da Cidadania, há exatamente 77 anos de seu falecimento, houve uma homenagem ao combatente, com a inauguração do monumento e uma exposição organizada pela Escola Municipal Ermínio Cardoso, da comunidade do Campestre.

Ao som da Banda da Polícia Militar do Paraná, os gestores inauguram a estátua, acompanhados por Isabel Cardoso, que é irmã de Ermínio Cardoso, além de membros da família do militar, alunos dos colégios estaduais de Tijucas do Sul, autoridades e munícipes. A estátua foi confeccionada pelo artista do município, Samuel Faria.

Linda Buhrer, que é sobrinha de Cardoso, fez um discurso emocionante aos presentes, contando como a família soube do falecimento do soldado. Ermínio Cardoso nasceu em 29 de novembro de 1922 e faleceu com apenas 22 anos de idade. Tombou nos campos de Belvedere, na Itália, onde foi enterrado no Cemitério de Pistoia. Foi um dos 28 paranaenses que representaram o estado na Segunda Guerra, sendo reconhecido por sua coragem e patriotismo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email