sexta-feira, 1
 de 
julho
 de 
2022

Tijucas do Sul confirma primeiro caso de febre maculosa

Carrapatos estão sendo capturados para análise se possuem bactéria da febre maculosa/Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Tijucas do SulNo início deste ano, uma criança da localidade de Tabatinga, em Tijucas do Sul, contraiu a doença da febre maculosa. Esta enfermidade é transmitida através do carrapato e em 80% dos casos, quando não há o tratamento correto, os pacientes entram em óbito.
Após a confirmação da doença na cidade, a Vigilância Sanitária do município acionou a Secretaria do Estado de Saúde, a qual designou uma equipe para capturar carrapatos em várias localidades de Tijucas. “Estes bichinhos serão analisados para ver se são portadores da bactéria que transmite a febre maculosa. É um trabalho preventivo e extremamente necessário”, salientou a secretária municipal de Saúde, Lorena Claudino da Costa.
De acordo com a médica veterinária, Helen Aline Melo, após o carrapato grudar na pele das pessoas, ele demora cerca de 4 a 6 horas para liberar a bactéria que causa a febre maculosa. “Vale salientar que nem todos os carrapatos possuem esta bactéria. Caso haja essa contaminação, os sintomas aparecem de três a sete dias, primeiramente com febre, seguido de manchas pelo corpo, afetando na sequência o sistema nervoso, causando convulsões e na maioria dos casos a morte quando o paciente demora a procurar atendimento médico”, explicou Helen.
Com isso, é importante que as pessoas tomem alguns cuidados. “Ao voltar da lavoura, sair de pastagens e ao ter contato com os animais, é importante que haja uma análise no corpo para verificar se há a presença do carrapato. Se isso ocorrer e nos dias seguintes os primeiros sintomas aparecerem, o recomendado é se dirigir a uma unidade de saúde não eximindo estas informações dos médicos”, sugere Helen.
Os carrapatos coletados serão encaminhados para análise detalhada. Após os estudos e resultados, a Secretaria Municipal de Saúde estabelecerá novas frentes de trabalho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email