domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

Tijucas do Sul completa 66 anos com o desafio da geração de emprego

Base da economia do município está na agricultura e no comércio, por isso, muitos trabalham fora da cidade. Foto: Arquivo/O RegionalO desafio de gerar empregos é comum entre praticamente todas as cidades, principalmente em época de tamanha recessão econômica, mas no caso de Tijucas do Sul, pode-se dizer que essa dificuldade parece ainda maior. Aparentemente isolado dos grandes centros e com grande área de preservação permanente, o município não possui nenhuma grande indústria e concentra boa parte da sua força de trabalho na agricultura. Na última terça-feira, Tijucas do Sul completou 66 anos de emancipação política, reconhecendo que há um longo caminho para seu desenvolvimento.

Na área da agricultura, inclusive, muitos dos produtores rurais tiveram que se reinventar após a crise na avicultura. Neste setor, o município foi hábil e abriu caminho para produções alternativas, como de cogumelos, pimentão e morango. Apostando na agricultura orgânica.

Na esfera pública e política, a prefeitura tenta se recompor financeiramente, principalmente por conta de gestões ineficientes no início dos anos dois mil. E a expectativa do turismo rural ou ecológico ainda não se confirmou.

Por enquanto, muitas das opções de emprego são as cidades de São José dos Pinhais e Curitiba, embora o transporte coletivo seja precário e de alto custo para o usuário. Os estudantes universitários tijuquenses também enfrentam esse desafio de deslocamento. A população reconhece que a estrutura pública local, apesar de algumas dificuldades, atende demandas básicas na Educação e Saúde, mas a geração de emprego é a principal necessidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email