Município fez a adesão ao sistema em cerimônia nesta semana. Paraná conta com 213 municípios no Sisan, que busca encontrar formas de produzir, reaproveitar e distribuir alimentos de forma mais sustentável e estruturada para a redução da fome
Tijucas do Sul e mais três municípios – Fernandes Pinheiro, Piraquara, Ponta Grossa – aderiram, nesta semana, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), programa com o objetivo é encontrar formas de produzir, reaproveitar e distribuir alimentos de forma mais sustentável e estruturada, somando esforços do poder Público, entidades privadas e terceiro setor para a redução da fome. Com isso, o Paraná alcança a participação de 40% entre todos os municípios brasileiros no Sisan.
A entrega dos certificados aos representantes dos municípios aconteceu durante a abertura da reunião plenária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), realizada entre segunda e terça-feira, no Mercado Municipal, em Curitiba. O vice-prefeito de Tijucas do Sul, Claudemir da Rocha, acompanhado por uma comitiva do município, participou da solenidade.
O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, comentou sobre a adesão das cidades. “Reafirmamos o compromisso do Governo do Estado de construir uma política importante de segurança alimentar e nutricional”, afirmou Ortigaram, enaltecendo a importância da inovação no setor. “Não é só fazer mais e melhor do mesmo, precisamos inovar, pensar em coisas novas que possam cooperar para o enfrentamento da fome no território paranaense”, complementou.
Na ocasião, Claudemir da Rocha destacou a participação de Tijucas do Sul no programa para fortalecimento de ações para o atendimento da segurança nutricional e alimentar.