A diversificação agrícola segue em expansão em toda a região. Com o intuito de fomentar a atividade de empreendimentos da agricultura familiar em Tijucas do Sul, o prefeito Altair Gringo e o vice Claudemir da Rocha, acompanhados da equipe da Secretaria de Agricultura, visitaram, recentemente, a propriedade de Irineu Setim, na localidade do Morro Vermelho.
No local, os gestores acompanharam a produção de vinho artesanal, tradição que é mantida viva pela família ao longo dos anos. O modo de preparo se conserva artesanal e mantém a mesma prática de anos atrás.
Priscila, uma das descendentes da família, conta que a tradição que vem sendo passada por seus antepassados ainda na Itália e, pelas contas da família, é a sexta geração no Brasil. “Tia Inês é minha tia-avó, ela tem 82 anos e já cultiva as videiras em sua propriedade a cerca de 50 anos, mas antes disso, o vinho já era produzido na propriedade dos pais e avós dela que também se localiza na mesma região. Ela conta que desde pequena já tinham esta prática e ela ainda criança já ajudava na produção junto com os irmãos” relatou a jovem.
Na avaliação do prefeito e vice, é essencial que a administração municipal amplie a busca por empreendimentos que gerem empregos na agricultura familiar. Eles destacam ainda que enxergam nessa modalidade uma boa oportunidade para a geração de emprego e renda.