domingo, 12
 de 
janeiro
 de 
2025

Temporal de granizo atinge dezenas de lavouras em Agudos do Sul e Piên

Vilaine mostra o tabaco danificado pela tempestade de granizo que atingiu a lavoura. Foto: Arquivo/O RegionalApós enfrentar uma série de dificuldades durante o período do plantio e de contabilizar perdas com a baixa produtividade, dezenas de fumicultores registraram agora prejuízos com o temporal de granizo que castigou diversas comunidades de Agudos do Sul e de Piên na última sexta-feira.

Uma das lavouras atingidas na comunidade de Trigolândia, em Piên, é da agricultora Vilaine Wollner de Paula Gonçalves. “Plantamos 55 mil pés e toda a lavoura foi atingida, em alguns pontos a perda foi praticamente total”, lamenta Vilaine, que não tem seguro sobre a produção. “É um prejuízo enorme, estimamos em três mil quilos de fumo prontos para venda. Esperávamos colher cerca de sete estufadas, agora, mesmo juntando o que o granizo quebrou, teremos apenas três”, relata. Ela conta que está plantando fumo por conta própria pela segunda vez, já tendo trabalhado em anos anteriores com os pais. “É muito triste ver tudo o que foi sofrido para produzir, trabalho de meses, destruído em segundos. Penso nos próximos anos até mesmo em buscar outra alternativa de renda”, acrescenta Vilaine, que também teve a lavoura de soja danificada.

Pés de fumo foram bastante castigados pelo temporal. Foto: Arquivo/O Regional

Segundo o inspetor de campo da Afubra, Vilmar Niser, somente em Agudos do Sul e Piên foram cerca de 150 lavouras atingidas pelo temporal. “Em várias comunidades registramos perdas de pequena escala até mesmo a totalidade, isso varia conforme a intensidade do granizo e o desenvolvimento da lavoura. Infelizmente, em muitos casos, somente resta recolher uma pequena parte do tabaco danificado, não tendo tempo hábil para uma nova lavoura”, detalha Vilmar. Nesta semana, os técnicos da Afubra ainda estavam a campo para contabilizar os prejuízos dos fumicultores. “Com relação às condições climáticas, este tem sido um ano bastante preocupante. Após um período de plantio difícil com o excesso de chuvas, agora o calor excessivo tem sido propício para formação de tempestades, por vezes acompanhada de granizo”, concluiu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email