sábado, 11
 de 
maio
 de 
2024

Temporais no Paraná danificaram 5,6 mil postes de energia em 2023

Equipes da Copel atuaram na troca de postes em todo o Paraná danificados por temporais. Foto: Divulgação/Copel
Equipes da Copel atuaram na troca de postes em todo o Paraná danificados por temporais. Foto: Divulgação/Copel
Balanço indica que no ano passado, com 24 temporais de grandes proporções no Estado, houve a quebra de 5.637 postes da rede da Copel, uma média de 15 por dia

Com 24 temporais de grandes proporções em 2023, o Paraná contabilizou estragos em lavouras, residências e danos graves à rede elétrica. No período, houve a quebra de 5.637 postes da rede da Copel no ano passado, uma média de 15 por dia.

A instalação dos novos postes no lugar dos avariados é equivalente à quantidade de estruturas necessárias para construir uma rede nova de cerca de 320 quilômetros de extensão. No ano passado, de acordo com o Simepar, foram registrados 3.935 episódios de rajadas de ventos acima de 50 km/h no Paraná, um aumento de 14% em relação a 2022, além de 284.210 raios, número 25% maior do que no ano de 2022.

A superintendente de Manutenção da Copel, Andrea Bertolin, detalha o trabalho realizado pela companhia visando a reconstrução da parte da rede destruída por temporais e para minimizar os impactos sobre o fornecimento de energia à população, além do investimento na modernização da rede. “O investimento em novas redes e subestações, e a implementação de programas como o Paraná Trifásico e o Rede Elétrica Inteligente contribuem para elevarmos o nível de automação da rede e empregarmos tecnologia avançada no enfrentamento dos estragos deixados pelos temporais”, afirma.

A região também foi duramente afetada pelas intempéries ao longo do ano, que ocasionaram, além de estragos em estrutras da rede, desligamentos de energia elétrica. Um dos fatos marcantes foram as inundações registradas principalmente na cidade de Rio Negro, que deixaram centenas de famílias desabrigadas e trouxeram transtornos para a cidade.

Investimentos – No ano passado, para fortalecer a rede elétrica, a Copel investiu R$ 1,878 bilhão a obras de ampliação e reforço na distribuição de energia do Paraná. O montante foi aplicado em grandes programas de modernização, como o Paraná Trifásico e o Rede Elétrica Inteligente, além da construção de novas linhas, redes e subestações.

Em 2024, a companhia pretende vai investir mais R$ 2,091 bilhões em obras de melhoria na qualidade do fornecimento de energia da rede em todo o Paraná.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email