segunda-feira, 31
 de 
março
 de 
2025

Tecnologia do asfalto ajuda durabilidade da obra e meio ambiente.

Foto: Divulgação

No Brasil, 39% dos resíduos sólidos urbanos ainda vão parar em aterros ou lixões segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a utilização de tecnologia como o Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) – asfalto fresado reciclado – evita o descarte de toneladas de material.

Bernardo Oliveira, Gestor da Unidade Construtora do Grupo De Amorim, conta que
essa tecnologia pode substituir até 30% do asfalto novo em obras: 

“A reciclagem na pavimentação de ruas está se consolidando como uma das apostas mais inteligentes para o futuro da infraestrutura urbana, combinando economia, durabilidade e sustentabilidade” conta.

Pavimentos reciclados com borracha de pneus, conhecidos como CAP Borracha, aumentam a vida útil das ruas , resistindo melhor ao tráfego intenso e às intempéries.

“Estamos falando de ruas que duram mais e exigem menos manutenção, uma solução prática para cidades sobrecarregadas”, explica Oliveira.

O Brasil é o segundo maior mercado mundial de recapagem de pneus, e o estoque de borracha descartada pode virar matéria-prima para as ruas, além disso, a produção consome até 20% menos energia que o processo convencional, cortando emissões de gases de efeito estufa:

“Dar destino sustentável a milhões de unidades descartadas anualmente. É uma vitória dupla: ruas melhores e obras mais baratas” finaliza Bernardo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email