terça-feira, 28
 de 
maio
 de 
2024

Tribunal de Contas divulga índices de transparência das prefeituras

Campo do Tenente alcançou índice de 99,37% no ranking divulgado pelo TCE-PR nesta semana. Foto: Arquivo/O Regional
Campo do Tenente alcançou índice de 99,37% no ranking divulgado pelo TCE-PR nesta semana. Foto: Arquivo/O Regional
Índice avaliou os portais da área estadual e mais 768 portais municipais, dos quais 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores. Da região, o destaque ficou com Campo do Tenente, que atingiu o percentual de 99,37% no ranking

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná divulgou, no início desta semana, o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2023, o qual avaliou os portais do governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa e do próprio TCE-PR – na área estadual – e mais 768 portais municipais, dos quais 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores.

Conforme o levantamento, as prefeituras paranaenses atingiram um índice médio de 75,33%, tendo as municipalidades de Santa Isabel do Ivaí, Rio Branco do Sul e Rosário do Ivaí nota máxima no ITP 2023. Considerando as cidades da região, destaque para Campo do Tenente, que obteve a quarta colocação entre os 399 municípios do Estado, com a nota de 99,37%, tendo como Mandirituba, na 53ª posição, como a segunda melhor do suleste paranaense; Tijucas do Sul, na posição de 380, aparece na contramão.

Para o prefeito de Campo do Tenente, Weverton Vizentin, o resultado alcançado pelo município, que avançou da posição 46 no ranking de 2021 para os primeiros lugares no Paraná, demonstra o comprometimento da administração municipal com a transparência na execução dos serviços públicos. “Esse resultado é fruto de um trabalho sério, transparente com o comprometimento de toda a equipe que compõe a administração municipal. Reafirmamos nosso compromisso com a honestidade, responsabilidade e prestação de contas à comunidade. Sabemos que a transparência é a base de uma gestão eficiente e vamos continuar trabalhando para proporcionar uma administração transparente, participativa e voltada para o bem-estar de todos. Parabéns para nossa assessoria de comunicação e toda equipe da administração municipal pelo destaque no ranking paranaense”, pontuou.

Conforme o TCE, os índices foram levantados dentro do segundo ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com a participação de todos os TCs estaduais, além do Tribunal de Contas da União (TCU). “Na primeira etapa, coube aos gestores adequarem os portais de transparência e preencherem um questionário eletrônico até o final de agosto. A segunda etapa dos trabalhos do ITP 2023 foi a validação, pelo TCE-PR, das informações preenchidas pelos entes públicos. Ou seja: a verificação das evidências indicadas em cada item do questionário eletrônico, sob coordenação do auditor de controle externo Fábio André Rosenfeld, servidor da Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS)”, informou o órgão.

Os portais avaliados foram classificados a partir dos índices obtidos, que variam de 0 a 100%, com classificações diamante, ouro, prata, elevado, intermediário, básico, inicial e inexistente.

ITP 2023. Arte: O Regional
ITP 2023. Arte: O Regional



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email