segunda-feira, 13
 de 
maio
 de 
2024

Taxa de homicídios caiu 34% na região

Polícia Militar de Campo do Tenente/Foto:O RegionalO suleste paranaense conseguiu reduzir o índice de crimes com morte no ano passado. Foram 76 mortes violentas em 2013; em 2012 o número havia sido de 115, o que representa uma diminuição de 33,9%.
A grande maioria dos casos do ano passado foi de homicídios dolosos, aqueles com intenção de matar, com 71 ocorrências na região. Houve ainda dois latrocínios, que são os roubos que resultam em morte, sendo um em Contenda e outro em Fazenda Rio Grande, e três vítimas de lesão corporal com resultado de morte, todas na Lapa. As informações são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), com base em dados da Polícia Civil.
Fazenda Rio Grande continua tendo os maiores índices de criminalidade da região, apesar de ter conseguido uma diminuição em relação a 2012. No ano passado foram 49 as vítimas de crimes com morte no município, sendo 48 homicídios dolosos e mais o latrocínio. Em seguida vem a Lapa, com 10 mortes violentas, já que, além dos três casos de lesão que resultaram em morte, houve ainda sete homicídios dolosos. Ainda assim, o município também foi um dos que reduziram os índices de homicídio.
A melhor taxa de diminuição foi de Contenda, de 13 mortes em 2012 para uma em 2013. Segundo a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar, que atende grande parte da região, a redução de homicídios em Contenda é resultado de ações e operações policiais, inclusive com reforço da Rotam e do Serviço de Inteligência da PM. “Também ressaltamos a participação da população contendense, que cedeu informações e dados, fortalecendo os laços de confiança que existe entre polícia e comunidade, refletindo em apreensões e prisões”, destaca o aspirante Luiz Fernando Bittencourt Silva.
Também conseguiram diminuir o número de crimes com morte as cidades de Agudos do Sul e Mandirituba. Houve aumento de mortes violentas em Piên, Quitandinha e Rio Negro. E os melhores números são de Campo do Tenente e Tijucas do Sul, onde, segundo os dados da Sesp, não houve homicídios nos dois últimos anos. Porém, no caso de Tijucas, a própria delegacia afirma que houve sim casos de homicídio em 2013.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email