quinta-feira, 23
 de 
setembro
 de 
2021

Sua excelência o Gari

O pronome de tratamento costuma levar em conta os títulos ou qualidades de alguém. Neste caso específico o ofício de gari merece toda a exaltação da sociedade haja vista a importância deste trabalho. Nos cabe destacar que infelizmente nem todos pensam assim. Por muitas vezes os garis passam invisíveis no seu dia a dia de trabalho, porém, na falta deles, o mundo seria um caos. A limpeza pública tem ligação direta com a saúde tanto das pessoas que trabalham nela quanto da população em geral.

Aos trabalhadores cabe o direito ao acesso e uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como máscaras faciais, mangotes de proteção de membros superiores, macacão de segurança, calçados fechados e luvas. Há uma rigorosa fiscalização de órgãos de controle para que com a utilização de EPI’s tenhamos a maior garantia da saúde do trabalhador. Fora estes itens, equipamentos de roçada, varrição e transporte também devem estar em ótimas condições de uso.

Já na saúde da população em geral, quando há algum movimento de greve percebemos o quanto este trabalho é importante para a nossa vida. Sacolas de resíduos acumuladas nas ruas trazem pânico a todos e podem aumentar consideravelmente a chance de contaminação. Este é mais um motivo para que as pessoas realizem a separação de seus resíduos em suas residências em secos e molhados. Garantimos assim, com o correto acondicionamento, a segurança de todos envolvidos neste processo.

Por fim vale destacar que os processos licitatórios devem garantir em seus termos de referência e editais que toda a legislação trabalhista e ambiental seja cumprida pela empresa vencedora do certame. Assim a administração pública ganha garantias legais de que o melhor serviço de limpeza pública possa ser servido e tanto os trabalhadores quanto a população tenham afastados os riscos seja da ordem que sejam.

Por: Raphael Rolim de Moura – Biólogo, Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor universitário e atualmente ocupa Diretoria na Comec

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email