terça-feira, 22
 de 
junho
 de 
2021

Soja e fumo lideram a produção agropecuária do suleste paranaense

Tabaco é uma das culturas escolhidas por milhares de famílias na maioria das cidades da região. Foto: Arquivo/O RegionalA atividade agropecuária segue como um dos principais setores que movimentam a economia paranaense, garantindo a fonte de renda de milhares de pessoas em todo o Estado. Na última semana, o Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgou os números preliminares do Valor Bruto da Produção Agropecuário (VBP), referentes ao ano de 2019, contendo as culturas e o faturamento no campo.

Na região, considerando as três principais culturas em cada município, a soja novamente aparece liderando a produtividade, sendo a principal cultura em cinco das dez cidades pesquisadas, seguida pelo fumo, líder em quatro locais, e frango de corte. Levando em conta apenas a soja, ela foi responsável por cerca de R$ 485 milhões no faturamento agropecuária em 2019 no suleste paranaense.

Outra base de produção no campo na região é o fumo e na avaliação do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Piên, Moacir Gravi Gonçalves, os valores apresentados pelo VBP reforçam a grandeza e importância desta cultura na composição agropecuária local. “A agricultura em geral tem grande representatividade na economia pienense, com cerca de 70% da população atuando no campo. Neste cenário, o tabaco tem uma importante contribuição nos resultados do Valor Bruto da Produção Agropecuária do município, representando 59,3% do total”, conta.

Segundo Gonçalves, além da fumicultura, outras atividades reforçam a rentabilidade e a atuação do homem no campo. “Temos também como principais itens agrícolas a soja, frango, milho, produtos florestais, viticultura, fruticultura e batata salsa. Nossos produtores têm buscado a diversificação na propriedade, investindo em novas tecnologias e conhecendo novas culturas que possam contribuir e fomentar ainda mais a renda”, finaliza.

Principais culturas da região. Arte: O Regional

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email