domingo, 21
 de 
julho
 de 
2024

Sindicatos auxiliam população a ter acesso aos benefícios do INSS

Sindicato de Piên vem atendendo diariamente na formalização de processos que são requeridos pela população; Foto: Arquivo/O RegionalSem muitas vezes ter o suporte necessário e não reunindo a documentação necessária, o acesso à aposentadoria para muitas pessoas tornou-se durante muitos anos um grande desafio. Para auxiliar neste sentido, vários Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região firmaram convênio com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e estão realizando uma série de serviços voltados à concessão de benefícios.

Segundo o presidente do sindicato de Piên, Agnaldo Soares Martins, todo processo é feito através de uma plataforma digital, sendo realizados os pedidos como de aposentadoria rural e urbana, por idade e tempo de contribuição, pensão por morte, salário maternidade e auxílio reclusão. “A documentação exigida é digitalizada e encaminhada para o INSS, o qual irá analisar e deferir ou não o processo. Com exceção dos casos em que é necessária a perícia médica, todos os demais procedimentos são feitos unicamente no sindicato, sem a necessidade de ir até uma agência do órgão social”, detalha Agnaldo. Além da formulação destes processos, são realizadas ainda simulações de aposentadoria, agendamento de perícia médica, obtidos extratos de pagamento, entre outros serviços.

Benefícios também podem ser requeridos no sindicato de Mandirituba. Foto: Divulgação

Em Mandirituba, o sindicato também vem desenvolvendo este trabalho e, somente nos últimos dois meses, teve 28 aposentadorias concedidas, além de seis pensões e quatro auxílios maternidade deferidos. “Antes, as pessoas se dirigiam diretamente até o INSS, mas não estavam preparadas com tudo o que é exigido, o que muitas vezes implicava na negativa do benefício. Outro fator importante é que com esta nova ferramenta o trabalho tem sido agilizado, já apresentando importantes resultados”, destaca o presidente da entidade, Julio Carvalho.

Este atendimento é disponibilizado para a população em geral, não sendo uma exigência o interessado estar associado ao sindicato.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email