O sindicato é uma corporação formada para defender os interesses de determinada classe de trabalhadores e deve agir com respeito e firmeza em defesa dos seus associados. Há exatos 40 anos, através da iniciativa de um grupo de pessoas, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piên começou suas atividades, tendo Walter Pires da Cruz como seu primeiro presidente.
De grande ajuda ao produtor, o sindicato colabora com seus associados das mais diversas maneiras. Algumas das conquistas nesse sentido são os convênios. A assistência médica é uma das mais requisitadas, além do atendimento odontológico, que é gratuito. Outros convênios importantes são com fisioterapeuta, psicólogo, farmácia, escola profissionalizante e universidade. O acordo com o laboratório permite até 60% de desconto em alguns exames.
Além dos convênios, o sindicato auxilia seus associados em diversos projetos técnicos, como ajudar o produtor a conseguir a Declaração de Aptidão ao Pronaf, e em outras ações relativas ao crédito rural. Os encaminhamentos relativos ao INSS, inclusive da parte de recursos, também são proporcionados pela equipe do sindicato. Outras assessorias são realizadas, referentes ao Imposto Territorial Rural, ao Cadastro Nacional de Informações Sociais e ao Cadastro Ambiental Rural.
Outras conquistas para os agricultores associados ocorrerão em breve. “Estamos acertando o acesso ao crédito fundiário, com o qual o agricultor poderá comprar terras para o cultivo”, comentou o presidente do sindicato, Agnaldo Martins. “A Cresol, que é uma cooperativa de crédito, também se instalará em Piên através da nossa iniciativa”, complementou.
Para os agricultores que têm interesse em associar-se ao sindicato, podem entrar em contato pelo (41) 3632 1135, lembrando que se deve provar atividade rural.