A semana é especial para a Igreja Católica, que se prepara para celebrar a Páscoa, a festa mais importante do calendário cristão. Antecedendo este momento, estão sendo realizados momentos de vigília, celebrações, reflexão e adoração.
A programação da Semana Santa também conta com as tradicionais encenações da Paixão de Cristo, que acontecem nesta sexta-feira em diversas paróquias. Nas cidades de Campo do Tenente e Rio Negro, os teatros já foram realizados, levando centenas de fiéis a prestigiarem o momento.
Em Contenda, a Via Sacra encenada acontece às 14 horas, na Matriz, enquanto que em Mandirituba o teatro está programado para as 18h30, na praça e em Quitandinha, às 19h30, na Praça da Matriz. Reunindo jovens de Agudos do Sul, Fazenda Rio Grande e Piên, o teatro da Paixão de Cristo acontecerá às 19h30 no pavilhão do Parque Municipal de Eventos de Piên.
Em Tijucas do Sul, a encenação será realizada pelo grupo Do Alto da Pedra, às 19 horas, no salão da igreja Matriz, e promete levar muita emoção ao público. “Nosso grupo conta com cerca de 25 atores, mais 10 pessoas na organização. A nossa proposta neste ano de utilizar recurso audiovisual durante o teatro e mostrar como Jesus continua sofrendo e sendo negado. A ideia é que enquanto Jesus está vivendo a Paixão, no telão estejam passando as notícias e tragédias que estão acontecendo até hoje, como em Brumadinho e o atentado em Suzano”, conta Jaqueline Mulik, diretora do espetáculo, reforçando a importância de vivenciar esta reflexão. “A Paixão de Cristo nos ajuda a ter um contato com a morte e com a parte triste da vida e isso nos ajuda a compreender melhor as coisas que estão acontecendo. Mas, acima de tudo, quando o público presencia essas pequenas experiências que os atores estão tendo com Jesus, desde uma cura ao consolo das mulheres que choram e a conversa com Maria, a pessoa pode comparar com a vida dela e fazer disso um momento de alívio. E tem muitas crianças que vão assistir à peça e acabam conhecendo a história de Cristo e nossa esperança é que, do alto da cruz, Jesus possa tocar a vida das pessoas”, conclui.