segunda-feira, 21
 de 
abril
 de 
2025

Setor produtivo de Rio Negro faz propostas para o Plano Diretor

Reunião debateu importantes pontos para serem incluídos no Plano Diretor da cidade. Foto: Assessoria de Imprensa/ACIRNO Plano Diretor Municipal, considerado um importante instrumento para a organização e funcionamento das cidades, vem sendo tema de debate em Rio Negro. Recentemente, durante audiência pública promovida pela prefeitura, representantes do setor produtivo local apresentaram 18 sugestões para o documento e o futuro da cidade.

As propostas foram elaboradas em conjunto por representantes da Associação Comercial e Industrial (ACIRN), do Sistema Fiep – Sesi/Senai, CDL Mafra/Rio Negro, Simovem e Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos. De acordo com a presidente da ACIRN, Adriana Dornelles Paz Kamien, três pontos podem ser considerados emergenciais para a cidade. O primeiro é rever a situação do distrito industrial em relação às questões ambientais e uma melhor infraestrutura além da que existe atualmente, intercalando áreas residenciais e comerciais. Outra sugestão é a criação efetiva do consórcio intermunicipal de mobilidade urbana, integrando o transporte coletivo para definitivamente beneficiar os cidadãos e os trabalhadores do setor produtivo. E também a revisão da lei de incentivos para a implantação dos novos empreendimentos e ampliação das empresas e indústrias já instaladas na cidade.

Segundo Adriana Dornelles, a prefeitura informou que está contratando uma empresa de consultoria especializada na formatação de plano diretor e paralelamente vai dar início às audiências públicas com a comunidade. O prazo para conclusão dos trabalhos é o próximo mês de novembro.

A presidente da Associação Comercial e Industrial destaca a importância da participação da população. “Assim como fez o setor produtivo, é fundamental que nossos munícipes participem desse processo. Quanto maior for a participação, melhor será a identificação das necessidades da cidade e o que pensam seus moradores sobre seu futuro”, enfatizou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email