sábado, 7
 de 
setembro
 de 
2024

Seminaristas da região participam de encontro nacional no Rio de Janeiro

Seminaristas Emerson e Erick com o cardeal Dom Orani Tempesta. Foto: Arquivo Pessoal
Emerson e Erick com o cardeal Dom Orani Tempesta. Foto: Arquivo Pessoal
Emerson de Oliveira Mendes e Erick Telmann, de paróquias de Piên e Rio Negro, respectivamente, estudam no Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja e participaram do 13º FORMISE, a Formação Missionária de Seminaristas. Para eles, o evento fez com que o olhar missionário tenha uma ampla visão das tantas realidades existentes

Dois seminaristas da região, que moram e estudam no Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja, da Diocese de São José dos Pinhais, estiveram participando nesta semana do 13º FORMISE nacional, a Formação Missionária de Seminaristas. O evento reuniu cerca de 200 seminaristas de todo o Brasil no Seminário Arquidiocesano São José do Rio de Janeiro.

Emerson de Oliveira Mendes, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Piên, e Erick Telmann, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Rio Negro, estão, respectivamente, no primeiro e segundo anos do Discipulado (filosofia). Eles fazem parte do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), que tem como objetivo despertar, nos futuros presbíteros o ardor missionário por meio da consciência de que a missão é um transbordar da experiência pessoal com Jesus.

Os COMISEs são órgãos responsáveis pela animação, formação, articulação e cooperação missionaria dos seminaristas diocesanos e dos estudantes das casas de formação religiosa. O órgão teve início em 1985, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, no Piauí, Província do Nordeste do Brasil, por iniciativa do então formador, Padre Fábio Bertagnolli.

O 13º FORMISE, no Rio de Janeiro, com o tema ‘A missão nas periferias geográficas e existenciais’, teve início na segunda-feira (08) e foi encerrado nesta quinta-feira (11). Durante o evento, os participantes receberam telegrama com a saudação do Papa Francisco, enviada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, e encaminhado aos participantes através do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro. “O Papa Francisco saúda cordialmente os organizadores e participantes do encontro, desejando que cresça em todos o ardor missionário e o compromisso com o anúncio do Evangelho”, cita trecho do telegrama.

Emerson e Erick falaram sobre a participação no evento. “É uma alegria muito grande nós seminaristas da Diocese de São José dos Pinhais participar desse momento tão enriquecedor na Igreja no nosso Brasil, onde faz com que o nosso olhar missionário tenha uma ampla visão das tantas realidades existentes nas cidades e Estados do nosso país, principalmente nas periferias. E ver o quão importante é a missão, pois a missão é onde você leva Jesus às pessoas, é onde você ajuda os necessitados, não somente materialmente mas espiritualmente levando o Evangelho de Cristo”, disseram.

Segundo eles, falando sobre o tema desse FORMISE: ‘Deus habita esta cidade (Sl 47)’, foi um momento de reflexão que, mesmo em meio tantas modernidades no mundo atual, mesmo em diversas ocasiões nas cidades se falando mais da ausência do que da presença de Deus, é preciso anunciar a palavra de Deus e seu Evangelho, pois ‘Deus habita esta cidade’.

“E vemos a importância de nós seminaristas ter esse espírito missionário na formação, pois depois quando se chegar ao sacerdócio ter essa visão e principalmente esse comprometimento com o povo de ser como Jesus Cristo foi, onde não teve medo de anunciar o Reino de Deus, independente dos lugares e diversidades presentes na realidade em que vivemos e somos enviados”, concluíram.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email