segunda-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2021

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é promovida em Pinhais

Escola Municipal Elis de Fátima Zem promove a Mostra Cultural em Pinhais. Foto - Arquivo /Prefeitura de Pinhais

Até o próximo sábado (28) acontece em todo país a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. Neste ano o tema da campanha é: “É tempo de transformar conhecimento em ação”. O tema aponta para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos. A campanha é organizada pela Federação Nacional das Apaes, sendo um instrumento de defesa e garantia de direitos e mobilização social.

Em Pinhais, em alusão a campanha, a Escola Municipal Elis de Fátima Zem promove a Mostra Cultural. Entretanto, em virtude da pandemia do coronavírus, neste e no último ano, o evento não pode ser realizado.

Com oito edições já promovidas, a Mostra Cultural exibe apresentações musicais, de dança, de ginástica e homenagens que são acompanhadas pelo público que vê exemplos de superação e o potencial dos alunos. Este é um evento que conta com a presença das demais unidades da rede, pais, autoridades e inclusive, escolas de outras cidades.

Na opinião da diretora da Escola Municipal Elis de Fátima Zem, Ana Paula Lourenço Vieira, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla possui uma causa valiosa, por isso, a importância da promoção da Mostra Cultural que busca incentivar a autonomia e satisfação dos alunos em se reconhecer e ser reconhecido como um indivíduo atuante em sociedade. “Vale ressaltar que este evento reflete um momento importante, no qual as Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla estão sendo mais vistas e respeitadas em sociedade, conquistando seu espaço como cidadãos”, frisou a diretora.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email