O mercado imobiliário de médio e alto padrão segue demonstrando resiliência e relevância no Brasil, é o que demonstram os Indicadores ABRAINC-Fipe, entre janeiro e maio de 2025, os lançamentos do segmento cresceram 3,1% em número de unidades, mas o grande destaque ficou no valor movimentado: um salto de 40,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para Fernanda Pereira, Engenheira Civil do Grupo De Amorim e responsável pelo Condomínio de Alto Padrão, Bosque Veneza, em Campo Largo, esse avanço reflete o apetite de um público mais consolidado financeiramente, que continua investindo em imóveis de maior valor agregado:
“Sentimos que as pessoas estão procurando por imóveis que façam sentido nas suas vidas. Que unam o luxo mas também o sentimento de pertencimento. Longe do barulho, perto da natureza, um verdadeiro refúgio” analisa Pereira.
49% dos brasileiros manifestaram interesse em adquirir um imóvel no segundo trimestre de 2025 segundo a pesquisa, o maior índice da série histórica”. Para especialistas do setor, o dado é um indicativo da confiança no mercado de alto padrão, visto como reserva de valor em tempos de instabilidade. No mesmo período, o setor imobiliário como um todo registrou crescimento expressivo, com alta de 42,3% nos lançamentos residenciais e expansão de 43,8% no valor geral lançado.
A perspectiva para os próximos meses é ainda mais animadora. O presidente da ABRAINC, Luiz França, lembra que há um grande volume de entregas previstas, resultado dos lançamentos dos últimos anos, e destaca que a intenção de compra segue aquecida.
“Segundo levantamento da Brain Inteligência Estratégica, 49% dos brasileiros manifestaram interesse em adquirir um imóvel ainda no segundo trimestre de 2025”, afirma França.