Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo do Tenente recebeu um gerador de energia novo. Segundo a prefeitura, é a primeira vez na história do município que o setor irá contar com mais essa ferramenta para manter os equipamentos ligados em caso de queda de energia.
O poder público local também destaca outros equipamentos conseguidos ao longo dos últimos meses para atendimentos de urgência e emergência na Unidade São Luiz, adquiridos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.
Entre eles estão dois ventiladores mecânicos, assim como todos os equipamentos acessórios necessários para a utilização, desde a bomba de infusão até a medicação necessária para manter o paciente estável até a transferência para os hospitais de referência. “No intuito de dar um suporte não invasivo, mas com o auxílio do ventilador mecânico, a equipe optou por fazer a aquisição de máscaras para ventilação não invasiva, que é capaz de melhorar os níveis de oxigenação e diminuir o desconforto respiratório, evitando assim, em alguns casos, a necessidade de intubação”, salienta a secretaria.
Outro equipamento adquirido é um monitor multiparâmetro. Por meio deste aparelho, os profissionais são capazes de monitorar os pacientes com maior efetividade, além de trazer diversas funcionalidades que agilizam e orientam a realização de procedimentos médicos e da enfermagem.
Também foi adquirido um carrinho de emergência, que tem como foco facilitar o acesso da equipe médica e de enfermagem aos medicamentos, equipamentos e materiais de emergência de forma mais dinâmica e com maior agilidade, além de um novo desfibrilador portátil, essencial nos casos de parada cardiorrespiratória ou arritmia. Soma-se a isso a aquisição de seis camas novas e oito colchões para maior conforto aos pacientes.
A prefeitura destaca que os equipamentos foram adquiridos com recursos recebidos do governo federal destinados ao controle da Covid-19, sendo que um ventilador mecânico foi recebido com a ajuda do deputado estadual Anibelli Neto. O custo dos equipamentos ultrapassa R$ 150 mil.