terça-feira, 9
 de 
agosto
 de 
2022

Saúde de Rio Negro oferece atendimentos relacionados a distúrbios do sono

Médico neurologista Renato Gonçalves é responsável pelos atendimentos. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Rio Negro
Serviço é oferecido no Complexo Municipal de Saúde Oscar Koster

A Secretaria de Saúde de Rio Negro desenvolveu um projeto inovador para atender os moradores do município. Trata-se do Ambulatório de Medicina do Sono, que busca oferecer, gratuitamente, através do Sistema Único de Saúde (SUS), um atendimento especializado para a população que enfrenta distúrbios do sono.

O serviço é realizado no Complexo Municipal de Saúde Oscar Koster, todas as quintas-feiras e é coordenado pelo médico neurologista, Renato Gonçalves. Os atendimentos ocorrem via encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde e os pacientes, após avaliação médica nas unidades, que apresentarem ou relatarem sintomas que indicam problemas nessa área serão encaminhados ao ambulatório de Medicina do Sono. 

O médico Renato Gonçalves explica que problemas do sono em geral causam grande prejuízo para a pessoa durante o dia. O indivíduo torna-se improdutivo, com sonolência, enfrenta mudanças de humor, muitas vezes ficando mais irritado, além da falta de disposição e energia para realizar as tarefas do dia a dia. “A qualidade do sono é muito importante para a qualidade do dia, quem dorme mal vive mal durante o dia, não tem uma qualidade durante o estado de vigília”, afirma o profissional, destacando a importância do serviço. “A abertura do Ambulatório de Medicina do Sono aqui na Prefeitura de Rio Negro é algo inovador, talvez até para o Brasil, abrir um ambulatório de medicina do sono, num serviço público, é um feito muito grande. Vejo como um investimento da Prefeitura Municipal de Rio Negro que vai trazer um benefício muito importante para a nossa população, já que os problemas de sono são bastante incidentes na população em geral”, destaca.

Durante os atendimentos, o paciente passa por avaliação física e consulta ambulatorial onde é realizado um histórico detalhado sobre hábitos e particularidades de cada paciente. Entre as características e situações que podem indicar problemas relacionados ao sono estão pessoas que apresentam insônia, ronco, sonolência durante o dia, acordam com sensação de sono não refazendo todos os dias, pessoas que tem muito movimento durante o sono, síndrome das pernas inquietas, entre outros. Todas essas situações são avaliadas e, através disso, elaborada a melhor forma de tratamento.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email