quinta-feira, 17
 de 
junho
 de 
2021

Saúde de Mandirituba constrói horta para o fornecimento de chás

Mais de 10 tipos de chás e hortaliças estão sendo cultivados junto à unidade central. Foto Assessoria de Imprensa Prefeitura de Mandirituba. / Foto: Arquivo/Prefeitura de MandiritubaUma parcela expressiva da população ainda utiliza os chás e hortaliças para o tratamento medicinal, buscando a cura para diversas enfermidades. No entanto, ainda são registrados casos em que o efeito não é positivo pelo fato da utilização ocorrer de forma equivocada. Neste sentido, a Secretaria de Saúde está realizando um trabalho de orientação e desenvolvendo o projeto Horta, Cultive Saúde.

 
Por meio desta iniciativa, a prefeitura construiu uma horta em anexo à unidade de saúde central. “Realizamos o cultivo de 12 tipos de hortaliças, entre elas hortelã, boldo, capim limão, penicilina, erva doce e camomila, além de verduras como repolho, alface e couve”, detalha a enfermeira Laodiceia Santos. O cultivo e a manutenção do espaço estão a cargo da equipe da unidade de saúde, com apoio das Secretarias de Agricultura e de Administração, tendo também a ajuda dos pacientes que sofrem de transtornos mentais, os quais são incentivados a realizar as atividades.

 

A efetivação da horta tem o objetivo de disponibilizar este método medicinal à população e também orientá-la quanta à forma correta de ser usada. “O uso das plantas é um complemento e auxilia na recuperação da saúde das pessoas e também na prevenção de doenças, mas é necessário que se tenham as informações necessárias para alcançar o efeito desejado. Por meio deste projeto, estamos levando maior conhecimento para que os munícipes possam usufruir corretamente dos benefícios ofertados pelos recursos naturais”, salienta Laodiceia. Para garantir a eficácia do tratamento, todos os chás indicados são supervisionados pelos médicos.

 

Para ampliar o atendimento, a equipe da saúde solicita aos moradores a doação de mudas de plantas de difícil acesso, as quais proporcionam importantes benefícios à saúde.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email