quarta-feira, 8
 de 
maio
 de 
2024

Geração de empregos na região tem saldo positivo de 320 vagas em fevereiro

Região teve saldo positivo na geração de empregos em fevereiro. Foto: José Fernando Ogura/AEN
Região teve saldo positivo na geração de empregos em fevereiro. Foto: José Fernando Ogura/AEN
Saldo é resultado de 2.439 admissões e 2.119 desligamentos, conforme dados do Caged no período

O mês de fevereiro fechou com saldo positivo na geração de empregos no suleste paranaense. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, apontam para 2.439 admissões e 2.119 demissões nas dez cidades locais, resultando em 320 empregos formais no período.

Conforme o balanço, sete dos dez municípios da região terminaram fevereiro com saldo positivo de empregos. No acumulado do ano, são 429 postos de trabalho formais.

Bruno Leineker, gerente da Agência do Trabalhador de Campo do Tenente, onde o saldo foi positivo em 30 postos, pontua que a equipe do órgão está empenhada cada dia mais a tornar-se referência na região em intermediação de mão de obra. “A Agência do Trabalhador de Campo do Tenente nos últimos dois anos vem mostrando um excelente trabalho e tendo ótimos resultados, durante esse período foram encaminhadas mais de 2470 pessoas e foram colocados no mercado de trabalho formal da região mais de 480 pessoas, superando assim a produção dos últimos 10 anos. Isso tudo com o apoio das empresas locais e da região”, destaca.

Piên também somou 30 vagas de empregos geradas e, de acordo com a coordenadora de Indústria e Comércio do município, Ana Lima, após período de resultados negativos, a cidade vem sinalizando a retomada. “Enfrentamos um cenário desafiador, no processo eleitoral, e em alguns meses pós eleição, foi um fator que impactou diretamente o mercado de trabalho, fazendo que diminuísse produção e que a mão de obra fosse reduzida. Consideramos ainda que não estamos a 100% das retomadas, mas as empresas e indústrias estão voltando gradativamente”, indica.

Ana enaltece as ações consideradas prioritárias pela municipalidade visando ampliar o acesso da população ao mercado de trabalho. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico atua em várias frentes para colocar as pessoas nos postos de trabalho com mais rapidez possível. Várias estratégias são adotadas pela pasta, como a contratação e parceria com as empresas e com o Senai, onde buscamos conversar com os responsáveis da área de Recursos Humanos das empresas e entender qual é a mão de obra que eles precisam ou que encontram dificuldade em contratar, após isso fazemos essa análise. E a secretaria contrata cursos profissionalizantes para poder capacitar e ter essa mão de obra qualificada e preparada dentro do município”, detalha.

A coordenadora assegura ainda a realização de novas capacitações aos moradores. “Podemos ver que o mercado de trabalho está cada vez mais disputado, existe uma grande exigência da parte do contratante, e para que nossos munícipes não fiquem desamparados estaremos nos próximos dias oferecendo vários cursos, tanto para linha de produção como administrativo”, afirma.

Estado – O Paraná terminou o mês de fevereiro com um saldo positivo de 24.081 empregos com carteira assinada, resultado de 162.139 contratações e 138.058 demissões. Os números colocam o Estado como o mais bem colocado da região Sul e o terceiro do Brasil, com um crescimento de mais de 250% em relação ao saldo de janeiro, quando houve a abertura de 6.792 vagas de trabalho formal.

Para o governador Carlos Massa Ratinho o resultado estadual está diretamente ligado à estratégia do governo do Estado para a atração de novos investimentos. “O Paraná já teve um resultado positivo em janeiro e agora em fevereiro é o terceiro estado do Brasil em contratações com carteira assinada, o que demonstra a força do Estado, o crescimento econômico e o volume de empresas que estão se instalando aqui”, afirmou.

Os dados do Caged apontam que em todo o país, foram 241.785 postos de trabalho com carteira assinada abertos no último mês. No período, foram 1.949.844 admissões e 1.708.059 demissões.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email