sexta-feira, 13
 de 
fevereiro
 de 
2026

Rompimento de adutora compromete abastecimento de água em São Bento do Sul

Rompimento de adutora afeta abastecimento de água na cidade. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de São Bento do Sul
Rompimento de adutora afeta abastecimento de água na cidade. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de São Bento do Sul
Prefeitura de São Bento do Sul (SC) declarou Situação de Emergência após rompimento ocorrido na manhã desta sexta-feira (13) durante a execução de uma obra

Em razão do rompimento da adutora principal do sistema de abastecimento de água, operado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), a prefeitura de São Bento do Sul declarou Situação de Emergência em todo o território do município, em razão do rompimento da adutora principal do sistema de abastecimento de água.

O rompimento ocorreu na manhã desta sexta-feira (13) durante a execução de uma obra por empresa terceirizada no local. A situação ocasionou em danos à tubulação principal e comprometeu de forma generalizada o fornecimento de água potável em todos os bairros da cidade.

A prefeitura informou que interrupção do abastecimento afeta residências, unidades de saúde, estabelecimentos de ensino, serviços públicos essenciais e atividades econômicas, configurando situação anormal classificada como desastre de origem tecnológica, conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres.

Com o decreto da Situação de Emergência todos os órgãos da administração municipal estão mobilizados, sob coordenação da Defesa Civil e do Samae; foram iniciados imediatamente os trabalhos técnicos para reparo da adutora e restabelecimento do abastecimento; ficam autorizadas contratações emergenciais, conforme a legislação vigente; o  Samae poderá instituir regime especial de operação do sistema, inclusive com rodízio e priorização de unidades essenciais; está autorizada a convocação de voluntários e, se necessário, campanhas para arrecadação, transporte e distribuição de água potável.

A municipalidade reforça que durante o período emergencial, fica proibido o uso irracional de água, como lavação de veículos e calçadas, enchimento de piscinas e outras atividades não essenciais, com multa de até 100 UFM para quem descumprir a medida. “A Prefeitura e o Samae seguem trabalhando ininterruptamente para reparar a adutora e normalizar o abastecimento o mais breve possível”, informou.

📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email