Foi realizada no último sábado, 12 de outubro, em Agudos do Sul, a tradicional romaria em honra a Nossa Senhora Aparecida. O evento chegou neste ano à sua 22ª edição e mais uma vez os participantes deram uma grande demonstração de fé e devoção.
Os fiéis que acompanharam a romaria desde o ponto de partida, na localidade de Palmitos, tiveram que acordar cedo. Durante todo o dia, os romeiros percorreram as demais capelas da paróquia de Agudos e ao final da tarde retornaram a Palmitos.
No pátio da capela, que ficou completamente lotado pelos milhares de romeiros, foi celebrada missa com coroação da imagem da santa. A missa foi presidida pelo pároco de Agudos, Mario Kovalczyk, e estiveram presentes também os padres Aleixo de Souza, de São José dos Pinhais, João Maria, de Mandirituba, e Clayton Scabia e Frei Ângelo, de Curitiba.
Após a missa, os participantes ainda permaneceram animados para momento de louvor com o padre João Maria. O evento foi encerrado, como é de tradição, com uma grande queima de fogos.
O pároco Mario destacou o evento como de grande contribuição para a atividade pastoral, estimulando a devoção e fazendo crescer na fé. Ele destacou o lado comunitário do envolvimento das pessoas, bem com o aspecto individual da experiência profunda de cada um com Deus. “Foi bonito ver a mobilização, cito por exemplo os motoqueiros que acompanharam em grande número”, enfatiza. A romaria reuniu participantes de diversas cidades do Paraná e de Santa Catarina. Os organizadores estimam que cerca de 8 mil pessoas tenham participado do evento.