sexta-feira, 24
 de 
setembro
 de 
2021

Romaria reunirá milhares de fiéis neste sábado em Agudos do Sul

Peregrinando pelas comunidades, imagem de Nossa Senhora Aparecida percorrerá todo o município. Foto: Arquivo/O RegionalAmanhã, 12 de outubro, é o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em todo o país, serão muitas as demonstrações de fé e devoção nesta data e, no suleste paranaense, não será diferente, com a realizações de romarias e festas.

O considerado maior e um dos mais tradicionais eventos de homenagem à padroeira ocorre em Agudos do Sul. Esta será a 28ª Romaria em Honra a Nossa Senhora Aparecida no município. Anualmente, o evento reúne milhares de romeiros na localidade de Palmitos, cuja capela que tem o nome da padroeira é o ponto de início e de encerramento.

A romaria acontece neste sábado, percorrendo comunidades da paróquia de Agudos, mas as visitas da imagem da santa já foram realizadas em algumas capelas. Segundo Francisco Zeszotko, da coordenação do evento, a visita foi antecipada em seis comunidades em que poderia haver dificuldades de acesso devido à grande quantidade de veículos no dia da romaria. Ainda dentro do cronograma preparatório está sendo realizado em Palmitos um tríduo, que começou na quarta-feira e será encerrado hoje, às 19 horas, com missas presididas por padres da região.

E amanhã, a programação da romaria têm início com a saída de Palmitos às 7 horas. Ao longo do dia, seja de ônibus, carro ou moto, os romeiros passarão por 12 capelas de Agudos, com retorno às 18 horas ao bairro de onde partiram. A exemplo dos últimos anos, um grupo vem se organizando para acompanhar a romaria de bicicleta.

A missa solene com a coroação da imagem de Aparecida será presidida pelo bispo da diocese de São José dos Pinhais, Dom Celso Antônio Marchiori, e está marcada para as 18h30. O evento será encerrado com a tradicional queima de fogos de artifício.

A organização espera um expressivo número de fiéis. “Estamos preparando toda estrutura para bem acolher a todos os romeiros e nossa expectativa é de um público ainda maior do que o do ano passado”, completa o coordenador Zeszotko.

Percurso – Após a saída em Palmitos, a romaria passará pelas seguintes comunidades: Areias às 7h20, Tarumã às 8h20, Colônia Nova às 9h10, Taquara Lisa às 10h10, Papanduva às 10h50, Pavão às 11h40, Pavãozinho às 13h30, Matriz às 14h30, Taboão às 15h20, Queimados às 16 horas, Lagoa dos Souza às 16h40 e Lagoa dos Pretos às 17h10, retornando a Palmitos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email