Na última sexta-feira (12), ocorreu no Arquivo Público Municipal Maria da Glória Foohs, de Rio Negro, a inauguração da Exposição Cyber Ilex – Mate Cultural.
A obra foi desenvolvida por Jack Holmer e confeccionada completamente com impressora 3D e retrata a ilex paraguariensis, nome científico da planta, catalogado em 1820 pelo naturalista francês August de Saint Hilaire.
Mesmo com a tecnologia, é impossível imitar a natureza, mas a árvore robô tem como objetivo provocar reflexões e propósitos aos visitantes.
A planta virtual tem habilidades de captar sensações humanas, pois conta com uma câmera que realiza leitura facial e decifra diferentes humores das pessoas. A tecnologia traduz os mesmos em suaves movimentos e mudança de cor.
Além disso, possui dispositivo com sensores que captura sons emitidos por folhas naturais de erva-mate, transformando o ambiente em um cenário futurístico com muitas sensações.
A exposição ficará disponível até o dia 5 de dezembro no Arquivo Público Municipal Maria da Glória Foohs e pode ser visitada de segunda à sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.